WRC-23: Brasil será contra inclusão do móvel no espectro de 6 GHz

O Brasil definiu as posições que vai levar à próxima Conferência Mundial de Radiocomunicação (WRC-23), a ser realizada em novembro, em Dubai. Ali, vai manter a posição atual da Anatel de destinar toda a faixa de 6 GHz para uso não licenciado, sendo contrária a quaisquer mudanças nas Américas ou na Ásia.

Há uma tentativa mundial das operadoras em rever a destinação, especialmente devido ao fato de a região europeia pleitear uma harmonização com metade da faixa para o WiFi e metade para o serviço móvel celular.

Antes da WRC-23, o Brasil levou suas propostas para a Citel, a Comissão Interamericana de Telecomunicações das Organização dos Estados Americanos, a fim que angariar aliados.

3,5 GHz

O Brasil deve buscar ainda harmonização nas Américas para o uso da faixa de 3,5 GHz para o 5G. Isso porque nem todos os países da região definiram a destinação do espectro entre 3,3 GHz e 3,8 GHz para o móvel, como aqui.

“A ausência de harmonização da faixa na Região 2 pode acabar tornando bem difícil o processo de coordenação em zonas de fronteira, caso o uso de faixas nos países vizinhos seja diferente do uso brasileiro. Deve-se avaliar a melhor maneira de proteger o cenário nacional estabelecido”, observam Vinícius Caram e Rodrigo Gebrim, ambos da Superintendência de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel.

Na WRC-23 haverá ainda votação para destinar a faixa de 7.025 MHz a 7.125 MHz para a telefonia móvel. Os emissários brasileiros vão apresentar ressalvas, uma vez que aqui este espectro é destinado a uso não licenciado.

Também vão defender a destinação da faixa entre 10 GHz e 10,5 GHz para o celular (IMT), inaugurando uma nova leva de frequências que irão para o serviço móvel nos próximos anos.

Outra questão envolvendo espectro vai demandar atenção brasileira na WRC-23: a revisão da ocupação atual da faixa entre 470-960 MHz na região 1 (Europa, África e Rússia). Algo em debate desde 2015, ainda sem consenso. O Brasil fica na região 2 da UIT (Américas), mas ficará atento ao desenrolar deste debate para evitar “reverberação” a outras regiões.

“No Brasil, a faixa de 470-694 MHz é utilizada para os serviços de radiodifusão. A discussão na Região 1
pode levar alguns países da Região 2 a quererem debater o ponto”, observam Caram e Gebrim na apresentação.

Outros pontos

Além de debates o destino de faixas de espectro, a WRC-23 vai levantar ainda temas regulatórios, especialmente em relação ao setor de satélites. O país vai defender definição de condições técnicas, operacionais e regulatórias que permitam o uso da faixa de 12,75 a 13,25 GHz por satélites geoestacionários.

Também a definição de limites técnicos e operacionais para as comunicações aeronáuticas e marítimas via satélites não-geoestacionários. E o uso para serviços profissionais de satélite (FSS) da faixa de 17,3 GHz a 17,7 GHz. O Brasil vai levar, ainda, proposta para debates que envolvam a sustentabilidade espacial.

Veja, aqui, a apresentação com todas as definições do Brasil até o momento.

O post WRC-23: Brasil será contra inclusão do móvel no espectro de 6 GHz apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Nokia faz parceria e cria celular para amantes de cerveja; veja como funciona
Meta Llama 3 será executada em dispositivos com chips da Qualcomm
Para a Cisco, chegou a vez da segurança em todo lugar
Pesquisa aponta a necessidade de modernização dos escritórios para estimular trabalho presencial
Núclea adquire sistema de seguros da CERC e ingressa no mercado de registro
SKY FIBRA chega a mais 15 municípios com rede neutra da V.tal
Sociedade poderá opinar sobre os avanços da inteligência artificial
87% dos brasileiros e mexicanos são menos fiéis às marcas do que eram há dois anos
BC comunica ocorrência falhas de 3.020 chaves Pix do Banco do Estado do Pará
Ministra defende cooperação multilateral em debate sobre IA