TOTVS atinge 25,1% de margem EBITDA ajustada no primeiro trimestre

A TOTVS divulga os resultados financeiros e operacionais do 1T23, ultrapassando a marca de R$1 bilhão no trimestre e de EBITDA Consolidado nos últimos 12 meses. O resultado expressivo foi impulsionado principalmente pela Margem EBITDA Ajustada das dimensões de Gestão e de Business Performance, que atingiu 26%, 170 pontos base acima do 1T22 e 310 pontos base acima do 4T22. A receita líquida cresceu 18% no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Já a ARR (Annual Recurring Revenue) Consolidada atingiu R?4,2 bilhões, 25% acima do 1T22, com a Adição Líquida orgânica de R?185 milhões.

O Lucro Caixa encerrou o trimestre em R?134 milhões, 25% abaixo do 4T22 por conta dos juros sobre capital declarados no trimestre anterior, do ajuste do earn-out da aquisição da Tallos, que tem tido desempenho acima do previsto, e do impacto negativo na receita de aplicações financeiras, por perdas apuradas em fundos de investimento, com títulos de dívida privada no portfólio. Esses impactos foram parcialmente compensados pelo crescimento de 13% do EBITDA Ajustado.

A dimensão de Gestão manteve resultados robustos no trimestre, com alta produção de vendas, atingindo novo recorde para um primeiro trimestre. A Receita Líquida avançou 17% frente ao 1T22, impulsionada sobretudo pelo crescimento de 20% ano contra ano da Receita Recorrente, pelo incremento em Licenças do Modelo Corporativo, além do crescimento de quase 40% dos segmentos de Distribuição, Manufatura e Construção. A receita da SaaS Gestão segue em alta, com aumento em 33% ano contra ano.

Também vale destacar o desempenho da Margem de Contribuição de Gestão que ultrapassou pela primeira vez a marca de R?500 milhões e o seu percentual sobre a Receita Líquida de Gestão aumentou 30 pontos base quando comparado ao 1T22. A marca foi alcançada principalmente pelo crescimento de 20% da Receita Recorrente e pela redução de 12% na Provisão para Perda Esperada no período.

Em Business Performance, a Receita Líquida cresceu 32% no comparativo ano contra ano, tendo novamente a Receita Recorrente como principal propulsora. A Adição Líquida de ARR de R?21 milhões no período levou a ARR de Business Performance para R?374 milhões, superando o 4T22 em 6%. O resultado reflete a evolução na performance de vendas da estratégia multiprodutos da RD Station, que acelera o cross e up-sell, tendo novamente como destaque as vendas de CRM e da Tallos, solução para conversational commerce.

Mesmo com a desaceleração do mercado de crédito, a dimensão de Techfin manteve a saúde e boa proteção de sua carteira, com inadimplência superior a 90 dias em apenas 1,7%, 190 pontos base abaixo da média nacional. A Receita de Techfin cresceu 21% sobre o 1T22. A Produção de Crédito manteve patamar similar na comparação ano contra ano, encerrando o trimestre em R?2,5 bilhões.

Tags

Compartilhe

Cidade da Ucrânia perde sinal de TV após ataque da Rússia; veja o vídeo
Band renova parceria com o streaming Max; confira
TIM faz alerta para clientes pré-pago sobre bloqueios de linhas; confira
TIM expande 5G na Avenida Paulista com antenas camufladas
Sauter contrata novo diretor de Data Analytics e GenAI para impulsionar infraestrutura de IA
Líder em produtos para harmonização facial adota SAP Business One
Fabricante de motocicletas Bajaj adota soluções da TOTVS para gestão administrativa e industrial
John Deere anuncia investimento de mais de R$ 700 milhões na fábrica de Catalão (GO)
Zendesk firma parceria com Anthropic e AWS para gerar experiências excepcionais com IA
Depois de completar sua integração com Americanet, Vero anuncia novo portfólio de serviços