TCU cria Núcleo de Inteligência Artificial

 

Foto: TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) anunciou nesta sexta-feira, 5, ca criação de um Núcleo de Inteligência Artificial, visando “fomentar o uso responsável e ético da tecnologia nas atividades” do órgão. O grupo está integrado à Secretaria de Tecnologia da Informação e Evolução Digital (Setid).

“A nova equipe […] tem como missão desenvolver e implementar soluções de inteligência artificial que possam contribuir para a melhoria da gestão pública e do atendimento ao cidadão, diante dos novos desafios surgidos com a popularização dessa tecnologia”, informa o órgão em nota.

O tribunal afirma que busca o máximo aproveitamento das potencialidades e benefícios da IA, projetando um crescimento exponencial do seu uso dentro da Corte de Contas nos próximos anos. Entre as atividades passíveis de aplicação, o órgão cita a automatização de processos complexos, detecção de padrões em grandes volumes de dados e previsões com alta precisão.

“Nesse sentido, um dos benefícios esperados com a ampliação do uso de inteligência artificial e aprendizagem de máquina (diretriz corporativa do eixo Tecnologia da Informação) é fazer frente à diminuição da força de trabalho no TCU, permitindo que a instituição tenha ganhos de qualidade com alta produtividade em áreas de maior demanda de controle externo, como instrução de tomada de contas especial e de atos de pessoal”, complementa em nota.

A equipe será composta de profissionais multidisciplinares, que acompanharão projetos de transformação digital dentro do tribunal. Há previsão de realização de treinamento dos servidores.

O Núcleo de Inteligência Artificial do TCU terá as seguintes competências:

Atuar na recomendação, pesquisa, avaliação, definição, tomada de decisões e no fornecimento de novas soluções que são ou possam ser providas por inteligência artificial;
Auxiliar na orientação aos usuários do Tribunal sobre o uso dos serviços de inteligência artificial;
Promover e apoiar iniciativas de comunicação, disseminação, adoção de boas práticas e lições aprendidas pelas equipes de projetos no uso de soluções relacionadas à inteligência artificial;
Prover, em conjunto com as demais unidades da secretaria, soluções de mineração de dados, aprendizagem de máquina, processamento de linguagem natural, entre outros métodos de análise de dados; e
Normatizar os padrões de uso dos serviços de inteligência artificial.

O post TCU cria Núcleo de Inteligência Artificial apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Direitos do Consumidor no mundo digital são pautados pelo MCom; confira
Apple é obrigada a retirar WhatsApp e Threads da loja de apps na China
Itaú Unibanco lança função "transferir limites" para seus cartões
Dell Technologies expande armazenamento multicloud para aplicações de IA Azure
Malware mira usuários da Apple em 92 países
Com receita de R$ 555 milhões, Selbetti Tecnologia registra crescimento de 23%
Após o aporte do início do ano, Skyone adquire companhia por R$ 15 milhões e reforça presença em cloud
NovaRed e E-TRUST anunciam parceria para a oferta de gerenciamento de identidade e acessos
4B Digital anuncia parceria com a Pure Storage para distribuir Cloud IaaS na AL
Algar Telecom realiza testes na faixa de 26 GHz da rede 5G