STF derruba taxa municipal por ocupação de poste cobrada há mais de dez anos

O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou taxa de fiscalização cobrada pelo município de Santo Amaro da Imperatriz, em Santa Catarina, por ocupação e permanência de postes de energia elétrica em vias públicas. O relatório publicado nesta semana, aprovado por unanimidade em plenário virtual, reforça entendimento já aplicado à infraestrutura de telecom. 

Considerando tratar de cobrança aplicada “há mais de dez anos”, a Corte autorizou o município tenha um prazo para adaptação, modulando os efeitos com critérios ainda a ser definidos. 

A taxa, cobrada mensalmente, está prevista em uma lei municipal – Lei Complementar 21/2002 – a qual define como fato gerador da cobrança “a localização, a ocupação e a permanência de móveis, equipamentos, veículos, utensílios e quaisquer outros objetos em áreas, em vias e em logradouros públicos”. 

A legislação foi questionada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 512. A entidade alegou que a norma municipal invade competência da União. 

Ao analisar o caso, o relator ministro Edson Fachin explicou que há entendimento formado pelo Supremo em admitir as conhecidas taxas municipais de fiscalização, localização e funcionamento de estabelecimentos; de fiscalização de anúncios; de taxas de controle e fiscalização ambiental. No entanto, “verifica-se que a taxa instituída cria ônus à concessionária de energia elétrica, sob o fundamento de exercício de poder de polícia, o qual não encontra fundamento na Constituição, porque não está autorizado pela Lei Fundamental para criá-la”. 

Fachin citou o precedente do STF quando tratou da exigência de taxa municipal de fiscalização de torres e antenas de transmissão e recepção de dados e voz, em razão do uso e da ocupação do solo, entendendo que trata-se de competência privativa da União. 

“Por isso, considero impossibilitado o município para fiscalizar os postes e equipamentos atrelados à essa concessão pública federal e, instituir TFOP – Taxa de Fiscalização, Ocupação e Permanência de tais equipamentos instalados em seu território”, resume o voto. 

Veja a íntegra do voto neste link

O post STF derruba taxa municipal por ocupação de poste cobrada há mais de dez anos apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Consumidor compra plano Claro Flex, mas não consegue ativar serviço
JBL Tune 310C: Fone Intra-auricular com Conectividade USB-C e Som JBL Pure Bass
Plinko paga mesmo? 'Jogo da bolinha' promete dinheiro com deepfake do Neymar
Joe 'n Jo: veja os requisitos e como baixar o jogo grátis das girafas!
Série perturbadora de terror está de volta ao Prime Video com nova temporada; conheça
Reino Unido quer avaliar acordos de Amazon e Microsoft com startups de IA
Xbox Game Pass recebe três jogos de peso! Confira
WhatsApp libera suporte a login sem senha no iOS; veja como ativar
Na Rota do Ouro: entenda final da nova série da Netflix
Teles criticam revisão da regulação de pagamentos na Europa