Renault e Valeo selam acordo para desenvolver veículo definido por software

O Renault Group e a Valeo anunciaram uma parceria para o desenvolvimento da arquitetura elétrica e eletrônica dos veículos de nova geração do Grupo. A arquitetura do Veículo Definido por Software (SDV) vai permitir que seus veículos se mantenham sempre atualizados durante todo o ciclo de vida, sendo capazes de integrar novas funcionalidades sem modificação no hardware.
Por meio desta parceria, a Valeo vai fornecer componentes elétricos e eletrônicos essenciais para o SDV, principalmente o Computador de Alto Desempenho (HPC). Engenheiros da Valeo também atuarão junto às unidades do Renault Group na França (Guyancourt, Toulouse e parque tecnológico Sophia Antipolis), trabalhando em estreita colaboração com as equipes da Renault Software Factory no desenvolvimento do software.
A empresa também vai fornecer aplicativos de softwares embarcados, como o assistente de estacionamento. Esta nova parceria vai contribuir para reduzir os ciclos de desenvolvimento e os custos da arquitetura elétrica e eletrônica, com foco na alta performance, compatibilidade e segurança.
Complementando os acordos firmados com o Google para o sistema operacional automotivo, computação em nuvem e gêmeos digitais, bem como com a Qualcomm para o chassi digital e o sistema em um chip (SoC), esta parceria com a Valeo permite que o Renault Group tenha um controle ainda maior sobre a cadeia de valor do Veículo Definido por Software.
Marc Vrecko, Presidente da Área de Negócios Conforto e Sistemas de Assistência ao Motorista da Valeo, disse que “este desenvolvimento conjunto fortalece a parceria histórica entre a Valeo e o Renault Group. A Valeo tem orgulho de trabalhar em parceria com o Renault Group para preparar o futuro do Veículo Definido por Software, graças a este importante acordo. Esta parceria estratégica comprova nosso forte compromisso para, juntos, ampliarmos os limites da tecnologia automotiva com o objetivo de melhorar a experiência ao volante e a segurança dos usuários”.
Para François Provost, Head de Compras, Parcerias e Relações Institucionais do Renault Group, “a chegada da Valeo ao nosso ecossistema tecnológico constitui uma importante etapa na construção conjunta do nosso Veículo Definido por Software. A nova parceria reúne as competências, expertises e inovações de nossas duas empresas francesas, para oferecer veículos tecnologicamente avançados e competitivos em termos de custos e prazos de desenvolvimento. Com sua futura unidade Ampère dedicada à mobilidade elétrica e softwares, o Renault Group continua expandindo a cadeia de valor do futuro para se tornar a montadora de automóveis de nova geração”.

Tags

Compartilhe

Magalu Cloud lança produtos de armazenamento e segurança
B3 lança solução de ativos tokenizados para viabilizar a arrecadação de fundos
Explorando o mundo dos dados: uma metáfora culinária
Oi quer regulação das redes neutras e mudanças em interconexão
Alloha Fibra diz que mudança no conceito de PPP pode “implodir” negócios
Condecine: Senadores rejeitam emenda que blindaria YouTube e TikTok
Novo programa Claro e Embratel quer facilitar acesso de startups ao Open Gateway
Resolutte passa a comercializar contact center as a service com tecnologia Avaya
Zendesk anuncia a solução de experiência do cliente para a era da IA
Mercado Livre vai contratar mais de 6,5 mil pessoas no Brasil em 2024