Quatro tendências vão moldar o futuro de nuvem, data center e edge computing, segundo o Gartner

O Gartner anuncia quatro tendências que vão impactar os ambientes de computação em nuvem, data center e infraestrutura edge em 2023. No clima econômico atual, o maior problema que as empresas enfrentarão ao longo do ano pode não ser a infraestrutura de TI, mas forças econômicas e geopolíticas.

“Este não será um ano para realizar grandes ambições, mas marca um momento para reorientar, reequipar e repensar a infraestrutura empresarial. Em toda crise temos sempre uma oportunidade e, neste caso, existe a chance de fazer mudanças positivas que podem estar atrasadas”, afirma Paul Delory, Vice-presidente e Analista do Gartner.

De acordo com o Gartner, as quatro principais tendências de Nuvem, Data Center e Infraestrutura de Edge são:

1) Equipes devem otimizar e reestruturar a Infraestrutura de Nuvem: O uso de Nuvem Pública é quase universal, mas muitas implantações são Ad Hoc e mal implementadas. As equipes de I&O têm a oportunidade este ano de revisitar as Infraestruturas de Nuvem montadas às pressas ou mal arquitetadas para torná-las mais eficientes, resilientes e econômicas. O foco da reestruturação da Infraestrutura de Nuvem deve estar na otimização de custos, eliminando plataformas redundantes, sobrecarregadas ou não utilizadas. As empresas devem se preparar para construírem resiliência de negócios em vez de redundância de nível de serviço e usá-la para modernizar a infraestrutura e a forma de mitigar interrupções na cadeia de suprimentos. De acordo com o Gartner, 65% das cargas de trabalho de aplicativos estarão otimizadas ou prontas para ambientes em Nuvem até 2027, contra 45% registrado em 2022.

2) Novas Arquiteturas de Aplicativos Exigirão Novos Tipos de Infraestrutura: As equipes de I&O são continuamente desafiadas a atender novas e crescentes demandas com diferentes tipos de infraestrutura — incluindo de tecnologia Edge para casos de uso intensivo de dados, arquiteturas que não se encaixam no conceito de x86 para cargas de trabalho especializadas, arquiteturas de borda sem servidores e serviços móveis 5G. O Gartner prevê que 15% das cargas de trabalho de produção local serão executadas em contêineres até 2026, enquanto dados atuais de 2022 mostram apenas 5%. Os profissionais de I&O devem avaliar as opções alternativas com cuidado, concentrando-se em sua capacidade de gerenciar, integrar e transformar diante das restrições de tempo, talento e recursos. “Não volte para métodos ou soluções tradicionais apenas porque funcionaram bem no passado”, diz Delory. “Períodos desafiadores são tempos para inovar e encontrar novas soluções para atender às demandas dos negócios.”

3) As equipes do Data Center devem adotar soluções de Nuvem: Os Data Centers estão encolhendo e migrando para fornecedores de plataformas. Isso combinado com novos modelos de serviços para infraestrutura física pode gerar modelos mais econômicos para a infraestrutura local. De acordo com o Gartner, 35% da infraestrutura dos Data Centers será gerenciada a partir de um plano de controle baseado em Nuvem até 2027, enquanto a cifra deste ano está em menos de 10%. Os profissionais responsáveis por I&O devem se concentrar este ano na construção de infraestrutura nativa de Nuvem dentro do Data Center, migrar cargas de trabalho de instalações próprias para outras opções; ou adotar modelos oferecidos como serviço para infraestrutura física.

4) Organizações bem-sucedidas devem fazer do crescimento de habilidades sua maior prioridade: A falta de habilidades continua sendo a maior barreira para as iniciativas de modernização da infraestrutura. Muitas organizações vão descobrir que não podem contratar talentos externos para preencher essas lacunas. Portanto, as organizações de TI não terão sucesso a menos que priorizem o crescimento orgânico das habilidades. Os líderes de I&O devem fazer do crescimento das habilidades de operações sua maior prioridade este ano. As empresas devem incentivar seus profissionais de I&O a assumirem novas funções como consultores especializados no assunto para equipes de desenvolvedores e unidades de negócios. O Gartner prevê que 60% das equipes de infraestrutura de Data Center terão habilidades relevantes em automação e Nuvem até 2027, contra 30% em 2022.

Tags

Compartilhe

Espanha aumenta participação de capital social na Telefónica
Visão de futuro da IA e do CX
Sony pode ter confirmado detalhes do PS5 Pro sem querer; entenda
Google Chrome vai ganhar atalho para o Gemini na barra de endereços
Coração na superfície de Plutão pode ter se formado em colisão, diz estudo
Reveal 5: NEC lança nova versão de ferramenta de reconhecimento facial forense
Claro e Embratel facilitam o acesso de startups ao Open Gateway
Getronics destaca-se no Websimmit Rio 2024 com soluções de IA Conversacional e parceria estratégica
Ancine detalha quais streamings podem ser taxados no Brasil
Ericsson amplia lucro no 1º trimestre, mas teme ano ruim para RAN