Prefeitura do Rio adota sistema eletrônico de gestão de multas

A partir desta quinta-feira, 11 de maio, a prefeitura do Rio de Janeiro vai adotar o Radar, um sistema desenvolvido pelo Serpro que faz toda a gestão das infrações de trânsito, desde o seu registro até o envio, cuidando também da defesa, pagamento e descontos. A tecnologia permite maior transparência e controle das multas, além de evitar erros e inconsistências nos lançamentos.

Segundo a Prefeitura, a integração dos procedimentos traz economia com infraestrutura, recursos humanos, tempo e burocracia. O agente de trânsito faz a autuação via aplicativo e a multa já é registrada automaticamente e processada pelo sistema.

Quando a infração é transmitida pelo talonário eletrônico, o motorista é notificado em tempo real pelo celular através do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). Além disso, existem relatórios com geolocalização, que também ficam disponíveis com dados em tempo real, para os gestores públicos tomarem decisões e promover a melhoria do trânsito na cidade.

Grupo de trabalho

Para a adoção da tecnologia, a prefeitura carioca instituiu um grupo de trabalho que, durante cinco anos, avaliou a solução. “O Radar atendeu aos critérios o grupo, que avaliou que a tecnologia teria um impacto muito positivo para a economia, modernização tecnológica e segurança na gestão das infrações”, relata Jacimar Gomes Ferreira, superintendente de Relacionamento com Clientes de Novos Negócios do Serpro. Segundo o superintendente, a adesão de um município com o tamanho do Rio também contribui para reduzir os custos globais para todos os clientes, o que pode beneficiar os demais órgãos que já aderiram à tecnologia.

Ciclo de vida

Todo o ciclo de vida da infração é integrado ao órgão autuador. São diversos sistemas interligados, que incluem desde a tecnologia de impressão das infrações junto aos Correios; a comunicação com a rede de agentes da Polícia Militar e Guarda Municipal; além da comunicação com os sistemas dos bancos, que irão receber o pagamento e informar ao município.

Todas as operadoras de radares e barreiras eletrônicas conveniadas também se integram à solução, permitindo a auditoria das imagens pelos funcionários do órgão.
Lançado em 2017, o Radar é utilizado por vários órgãos autuadores do país em cidades como São Luís (MA), São José dos Campos (SP), Teresina (PI), Macapá (AP) e Boa Vista (RR). São cinquenta e quatro municípios, quatro Detrans e três DERs. O sistema funciona na nuvem do Serpro, sendo acessado via web ou por aplicativo mobile.

Tags

Compartilhe

10 notícias de tecnologia para você começar o dia (28/03)
Anatel libera faixa 2,3 GHz para Brisanet no Nordeste
Telecine terá sinal aberto para clientes Claro, Oi, SKY e Vivo; saiba quando
Oi apresenta proposta do novo grupamento de ações, com fator 10:1
Vivo oferece 10 mil bolsas na área de desenvolvimento de software e conhecimentos de IA
MDR da SentinelOne no Brasil vai integrar serviço para simular ataques
Unifique autorizada a usar faixa de 700 MHz em 41 cidades
Brisanet poderá acessar bloco de 2,3 GHz disponível no Nordeste
Appdome lança ferramenta para combater ataques de engenharia social
Empresa de assessoria financeira reduz em quase R$ 80 mil os seus gastos com nuvem