PGR pede inquérito contra dirigentes do Google e do Telegram

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta quinta-feira,11, ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito para apurar a conduta de dirigentes do Google e do Telegram em relação ao projeto de lei (PL) para combater a desinformação nas redes sociais. 

A medida foi tomada após o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acionar a procuradoria e solicitar a investigação. Para Lira, as redes sociais têm feito “contundente a abusiva” ação contra o projeto, que está em tramitação na Casa. 

Segundo o presidente, as empresas que operam as redes sociais utilizam “campanha de desinformação” e provocam a sobrecarga nos sistemas de tecnologia da informação da Câmara ao fomentar que os usuários pressionem os deputados por meio de link que remete ao portal da Casa na internet. 

Ontem (10), o ministro Alexandre de Moraes mandou o Telegram apagar uma mensagem enviada aos usuários da plataforma contra à aprovação do projeto de lei. 

Na mensagem em massa disparada na terça-feira, o Telegram Brasil alega que o projeto de lei representa “um ataque à democracia”. Segundo a plataforma, o PL “concede poderes de censura” ao governo federal e cria um sistema de vigilância permanente que “matará a Internet moderna”, se o projeto for aprovado pelo Congresso Nacional. As informações são da Agência Brasil. 

Tags

Compartilhe

Obra da Usina de dessalinização pode ir parar na Justiça; MCom aguarda novo estudo
Aplicativo do streaming EMCplay chega às smart TVs da marca LG
Xiaomi SU7: carro elétrico da gigante chinesa é lançado; veja os detalhes
Brecha no Microsoft Edge permitia instalar extensões maliciosas sem permissão
Correios atenuam perdas, mas prejuízo soma R$ 597 milhões em 2023
Oi fará migração imediata da concessão após acordo no TCU
Galaxy AI chega para mais smartphones e tablets Samsung, revolucionando a experiência do usuário
Twitch proíbe lives que focam em partes íntimas por muito tempo
Novo modelo do Xbox Series X aparece em imagens vazadas; veja!
Anatel prorroga licença do satélite Telstar 12V parcialmente