É preciso estar atento aos “Business Trends” mundiais

O mercado global deixou de ser visto apenas como tendência de moda. Existem inúmeras tendências de gestão de empresas que podem ser observadas e aplicadas para sair na frente da concorrência. Quando estamos atentos ao mercado global, nos permitimos desenvolver uma estratégia mais responsiva para atuação e nos adaptamos de maneira mais prática e antecipada diante dos obstáculos.

Ao que tudo indica, estar de olho em assuntos como transformação digital acelerada, Inteligência Artificial e busca por autossuficiência mudando os rumos logísticos e a cadeia de suprimentos do mundo serão temas importantes a serem debatidos para planejar os próximos passos de qualquer negócio.

Esses pontos atingem diversos segmentos empresariais daqui para frente. O mundo irá buscar por parcerias mais regionalizadas e com menor risco de impacto futuro por condições externas. Empresas mudarão o perfil de compra – o que já estamos vendo ocorrer, pois são raras as empresas que não foram impactadas com falta de algum tipo de matéria-prima desde 2020. Isso afeta diretamente no volume de vendas e, por consequência, no caixa e no crescimento do negócio. O mundo estará de olho em fornecedores alternativos.

Outro fator importante que as tendências globais nos trazem são os hábitos de consumo das gerações que passam a integrar o poder aquisitivo na sociedade, ou seja, quem estará no mercado de trabalho nos próximos anos.

A tecnologia possibilitou um contato com hábitos do mundo inteiro influenciando o círculo de convívio e ampliando a discussão social e ambiental, a cultura, a moda, tipos de alimentos, questões emocionais e financeiras. Esse fator nos mostra a importância de estarmos atentos a criar um novo produto ou um novo serviço.

Nenhum plano de negócio se prolonga ou se concretiza sem que haja um olhar para o desejo do consumo e a experiência que envolve a decisão do consumidor. O consumidor local não é mais só influenciado pelas tendências nacionais – ele quer experimentar novas formas de vida, de lazer, de consumo que são vistas diariamente ao scrollar a tela.

E você? Está atento aos “Business Trends” mundiais?

Sheyla Patrícia Pereira, sócia diretora-executiva da Father Estratégias Internacionais.

Tags

Compartilhe

Streaming: lançamentos na Netflix, Prime Video e Max em abril
Xbox: jogos com até 90% de desconto para Xbox One e Series S|X
Apple processa ex-funcionário acusado de vazar informações para jornalistas
Quiet on Set: documentário sobre abusos na Nickelodeon ganha data de lançamento no Brasil
Cibersegurança é um dos principais desafios das redes brasileiras, avalia presidente da Claro Brasil
Prime Video terá estreias de peso em abril! Confira a lista completa de lançamentos
WhatsApp testa novo visual para tela de chamadas de áudio no Android
Nova foto do buraco negro da Via Láctea mostra campos magnéticos espirais
IBGE: Empregos com carteira assinada batem recorde
China vai atingir 1 bilhão de conexões 5G até o fim deste ano, segundo a GSMA