Como adequar o Privacy by Design nos processos empresariais?

O conceito de “Privacy by Design” (“Privacidade desde a concepção”) ficou ainda mais famoso nos últimos anos em face de a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ter fomentado a preocupação das empresas quanto às questões de privacidade em seus processos, em especial no fornecimento de produtos e serviços para o mercado. Essa metodologia visa incorporar a privacidade nas práticas, na tecnologia e nos sistemas, servindo, inclusive, como baliza na criação de novos produtos e serviços. 

É evidente que a sobrevivência das empresas depende da observância à legislação, visto que o compliance viabiliza a competitividade de mercado, a contratação ou realização de parcerias com grandes players e a redução do contencioso judicial. Sendo assim, a adoção de metodologias que venham a garantir o cumprimento da legislação é medida necessária para a permanência dos agentes de tratamento no mercado.

A proteção da privacidade em todas as etapas do processo já é uma realidade na legislação europeia, visto que é um requisito legal a sua aplicação, de acordo com o GDPR (General Data Protection Regulation). A título exemplificativo, caso uma empresa deseje criar e vender uma boneca falante, a qual promete fazer perguntas e responder as que são feitas pelas crianças, será mister incorporar considerações de segurança e privacidade no desenvolvimento do produto, sendo, inclusive, prudente realizar uma “Avaliação de Impacto” antes da criação.

O GDPR, em seu artigo 25, considera infração o não atendimento a essa metodologia e, de acordo com o Guideline nº 4/2019, é uma obrigação para todos os responsáveis pelo tratamento de dados, independentemente do volume e da complexidade do tratamento. 

Por outro lado, com a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados e a readequação dos processos pelas empresas, algumas passaram a aplicar o framework em questão, preocupando-se com a privacidade tanto antes do tratamento e também continuamente no momento do tratamento, ao reverem com regularidade a eficácia das medidas e das garantias escolhidas. 

Na legislação brasileira, previsto de forma expressa no §2º, do artigo 46, têm-se que as medidas deverão ser observadas desde a fase de concepção do produto ou do serviço até a sua execução.

Além disso, de acordo com os sete princípios que fundamentam o Privacy by Design, as empresas podem considerar adotar em suas atividades as seguintes considerações: i) Adotar abordagens proativas, ao invés de corretivas; ii) A privacidade deve ser o padrão a ser adotado nas escolhas, como, por exemplo: de softwares, serviços e etc; iii) Incorporar a privacidade desde a concepção do produto/serviço; iv) Coletar dados de acordo com o mínimo necessário; v) Adotar a segurança de ponta-a-ponta; vi) Promover os direitos dos titulares dos dados e promover a transparência no tratamento; e vii) Respeitar a privacidade do usuário. 

Dessa forma, é importante adotar o Privacy by Design na operação dos agentes de tratamento, uma vez que estão submetidos a legislação de proteção de dados, além de transmitirem uma maior segurança aos titulares, de modo a respeitarem os seus direitos e, por conseguinte, a sua privacidade.

Catarina Linhares, sócia do escritório Fortes Nasar Advogados.

Tags

Compartilhe

Algar lança o Internet Gamer, plano de banda larga para jogos online
Web Summit Rio 2024: Semantix revelará o Lloro, um avançado modelo treinado em português
Voke conclui aquisição da Suprisul após crescer 12 vezes mais em cinco anos
O Que Jennifer Fez: como Jennifer Pan e o namorado estão atualmente?
Estúdio de Invencível quer fazer jogo Triple-A do herói; confira
WhatsApp ganha filtro para visualizar somente conversas não lidas; veja como acessar
Banco BRB lança plataforma 100% digital para compra de imóveis
Mais da metade da população brasileira tem baixa conectividade significativa, mostra CGI.br
ELSYS lança primeira operadora de internet banda larga fixa FWA
Google Next Step 2024: programa de estágio está com inscrições abertas