Como a tecnologia simplifica e torna mais acessível a comunicação jurídica

Imagine ler um contrato ou processo e compreender todas as palavras e sentir que não está caindo em nenhuma “pegadinha”. Parece impossível? Não mais. A técnica do Legal Design tem como objetivo simplificar e tornar mais acessível a comunicação jurídica, eliminando o juridiquês e permitindo que todos entendam os termos e cláusulas dos documentos legais.

Com o uso de recursos visuais, gráficos e linguagem simples, o Legal Design promete revolucionar o setor jurídico e tornar a leitura de contratos e documentos legais uma experiência menos difícil e mais clara para as pessoas.

O Legal Design é o verdadeiro “entendeu ou quer que eu desenhe?” dos contratos e documentos jurídicos em geral. Com a utilização de recursos visuais, como infográficos, diagramas, mapas mentais, ícones e outros elementos gráficos, os documentos ficam mais claros e fáceis de entender, mesmo para aqueles que não são especialistas em Direito.

Embora o Legal Design seja uma técnica relativamente nova no Brasil, nos Estados Unidos já é utilizado há mais de dez anos. Lá, a metodologia é bastante difundida e tem sido utilizada por escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas.

Uma dúvida comum do público é: esses documentos têm a mesma validade daqueles feitos no formato tradicional? Sim! Além de tornar o conteúdo mais fácil de entender, já foi comprovado que o Legal Design diminui conflitos, acelera negociações, faz com que as pessoas realmente leiam os documentos e evita a inadimplência.

No Brasil, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem estimulado o uso do Legal Design como uma forma de tornar a linguagem jurídica mais acessível e facilitar o acesso dos cidadãos à justiça. Juízes brasileiros já estão utilizando a técnica em seus processos e estão tendo uma diminuição no tempo de duração do processo judicial, pois os documentos são mais fáceis de entender, o que também trouxe uma redução na recorribilidade das decisões.

Com o Legal Design, o mundo jurídico está se tornando mais acessível e compreensível para todos. A técnica permite que os contratos e documentos jurídicos sejam mais claros e objetivos, facilitando a vida das pessoas e evitando problemas futuros. É uma revolução no mundo do Direito que tem ganhado cada vez mais adeptos e se mostrado extremamente eficaz na prática.

Mariana Moreno e Erik Nybo, fundadores da Bits e idealizadores do UX DOC.

Tags

Compartilhe

Pesquisa aponta a necessidade de modernização dos escritórios para estimular trabalho presencial
Núclea adquire sistema de seguros da CERC e ingressa no mercado de registro
SKY FIBRA chega a mais 15 municípios com rede neutra da V.tal
Sociedade poderá opinar sobre os avanços da inteligência artificial
87% dos brasileiros e mexicanos são menos fiéis às marcas do que eram há dois anos
BC comunica ocorrência falhas de 3.020 chaves Pix do Banco do Estado do Pará
Ministra defende cooperação multilateral em debate sobre IA
Em oito anos, bancos dobram investimentos em tecnologia e devem aportar R$ 47,4 bi em 2024
Ataques cibernéticos em empresas de telecom sobem no primeiro trimestre de 2024
PlayStation: 30 jogos para PS4 e PS5 com até 95% de desconto