Como a tecnologia simplifica e torna mais acessível a comunicação jurídica

Imagine ler um contrato ou processo e compreender todas as palavras e sentir que não está caindo em nenhuma “pegadinha”. Parece impossível? Não mais. A técnica do Legal Design tem como objetivo simplificar e tornar mais acessível a comunicação jurídica, eliminando o juridiquês e permitindo que todos entendam os termos e cláusulas dos documentos legais.

Com o uso de recursos visuais, gráficos e linguagem simples, o Legal Design promete revolucionar o setor jurídico e tornar a leitura de contratos e documentos legais uma experiência menos difícil e mais clara para as pessoas.

O Legal Design é o verdadeiro “entendeu ou quer que eu desenhe?” dos contratos e documentos jurídicos em geral. Com a utilização de recursos visuais, como infográficos, diagramas, mapas mentais, ícones e outros elementos gráficos, os documentos ficam mais claros e fáceis de entender, mesmo para aqueles que não são especialistas em Direito.

Embora o Legal Design seja uma técnica relativamente nova no Brasil, nos Estados Unidos já é utilizado há mais de dez anos. Lá, a metodologia é bastante difundida e tem sido utilizada por escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas.

Uma dúvida comum do público é: esses documentos têm a mesma validade daqueles feitos no formato tradicional? Sim! Além de tornar o conteúdo mais fácil de entender, já foi comprovado que o Legal Design diminui conflitos, acelera negociações, faz com que as pessoas realmente leiam os documentos e evita a inadimplência.

No Brasil, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem estimulado o uso do Legal Design como uma forma de tornar a linguagem jurídica mais acessível e facilitar o acesso dos cidadãos à justiça. Juízes brasileiros já estão utilizando a técnica em seus processos e estão tendo uma diminuição no tempo de duração do processo judicial, pois os documentos são mais fáceis de entender, o que também trouxe uma redução na recorribilidade das decisões.

Com o Legal Design, o mundo jurídico está se tornando mais acessível e compreensível para todos. A técnica permite que os contratos e documentos jurídicos sejam mais claros e objetivos, facilitando a vida das pessoas e evitando problemas futuros. É uma revolução no mundo do Direito que tem ganhado cada vez mais adeptos e se mostrado extremamente eficaz na prática.

Mariana Moreno e Erik Nybo, fundadores da Bits e idealizadores do UX DOC.

Tags

Compartilhe

Conflitos no Mar Vermelho podem afetar tráfego de internet global
Vanessa Copetti, da Anatel, apresentará workshop da 5G Americas sobre 5G e cibersegurança
Chuva torrencial de 2 milhões de anos: como o 'dilúvio' do Carniano moldou a vida na Terra
Prime Gaming: veja a lista com os jogos grátis de março
Lisan al Gaib! Duna 2 rende memes com personagem de Javier Bardem
Ministério Público nega pedido da Anatel sobre AGC da Oi
Oppo anuncia o calendário de atualização do ColorOS 14 para Março
Oscar 2024: qual filme leva a melhor de acordo com as Casas de Apostas?
Xbox anuncia novo evento com estúdios parceiros; veja detalhes
O Google Fotos apaga minhas fotos se eu ultrapassar o limite de armazenamento?