Chat GPT: como essa AI impactará no futuro da sociedade?

A inteligência artificial (AI) vem se desenvolvendo cada vez mais, fazendo uma revolução em todos os setores, trazendo praticidade e novidades para o mercado. Com todo esse avanço, os serviços começam a ser moldados para trabalhar junto a AI.

O Chat GPT é uma dessas tecnologias de inteligência que impactou o mundo nos últimos meses, trazendo mecanismos de busca e respostas além do esperado pelo usuário, fornecendo informações completas e precisas sobre diversos assuntos.

Dessa forma, entender melhor essa ferramenta é um passo essencial para se alinhar e utilizá-la a seu favor no dia a dia. Para conferir e compreender melhor seu funcionamento, continue conosco e aproveite a leitura.

O que é o Chat GPT? Quem criou o Chat GPT?

O Chat GPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial cuja sigla significa “Generative Pre-Trained Transformer”, que em uma tradução literal seria “Transformador Generativo Pré-Treinado”.

Essa ferramenta foi criada pela empresa OpenAI, um laboratório de pesquisas de AI nos Estados Unidos. Em sua criação, a plataforma foi desenvolvida com a ajuda de redes neurais e machine learning, com foco principal em diálogos virtuais entre a máquina e o usuário.

Com sua estrutura focada na rede neural, a instituição utilizou como base a parte Transformer desta tecnologia, visto que ela é voltada para lidar com textos, entendendo e reproduzindo as palavras-chave, significados e contextos trazidos pelo indivíduo em suas perguntas e afirmações.

Como o Chat GPT funciona?

Essa ferramenta funciona com base em informações coletadas em toda a internet, ou seja, todos os conteúdos disponibilizados na internet são a base de dados do Chat GPT. Dessa forma, a ferramenta busca na web informações condizentes com a pergunta e faz um cruzamento de dados, fornecendo uma resposta ampla e completa.

O grande diferencial dessa plataforma é que suas respostas são muito parecidas com as elaboradas por humanos, utilizando um tom de voz adequado e conectivos, deixando o texto muito natural. Além disso, ela também gera respostas criativas. Por exemplo, se você pedir para o Chat utilizar um tom de voz específico ou uma regionalidade, provavelmente terá sucesso.

Com o Chat GPT, você também consegue gerar outros resultados e criações como: contos, poesias, códigos de programação, receitas, textos completos e muito mais.

Para ler depois: Cenário dos investimentos em tecnologias emergentes na América Latina.

Qual é a diferença entre o Chat GPT e um chatbot convencional?

A diferença entre essas duas tecnologias é que o Chat GPT é mais dinâmico e flexível, pois consegue fazer uma pesquisa e coletar dados de acordo com as perguntas, conseguindo responder a boa parte das indagações.

Já os chatbots são programados para responder a perguntas específicas com um script feito por um humano, ou seja, são pensados e programados para lidar com o usuário, mas sem a capacidade de responder qualquer assunto, apenas a perguntas diretas.

Quais são os impactos do Chat GPT no mercado de trabalho?

Os impactos do Chat GPT podem ser tanto positivos quanto negativos, o que dependerá de como ele será utilizado. Ele pode ser usado para complementar trabalhos, tornar o cotidiano mais tranquilo e auxiliar em tarefas que possam exigir mais tempo.

Por outro lado, ele pode ser utilizado para gerar textos engessados para alimentar vários sites, saturando a web, e ainda pode gerar conteúdos que não são verdadeiros, visto que é uma ferramenta em constante desenvolvimento.

No entanto, os impactos estão sendo positivos para o mercado de trabalho, já que é uma ferramenta complementar que ajuda a aumentar a eficiência e quantidade de demandas entregáveis.

Redatores, Publicitários e Copywriters estão com os dias contados?

Por mais inovadora que seja essa tecnologia, e com toda a sua desenvoltura de gerar textos longos e completos, essas profissões não estão em risco. A ferramenta de escrita do Chat GPT ainda é bastante limitada, especialmente na língua portuguesa.

Além disso, embora o chat tenha a capacidade de criar diferentes tons de voz e se adaptar, ainda não é suficiente. Como essas profissões são focadas em escrever textos visando a persona e o público-alvo, é fundamental um ser humano para desenvolver os temas segundo as necessidades específicas do conteúdo.

Portanto, é essencial ter uma equipe qualificada em redação para garantir que o texto esteja conforme as normas exigidas e tenham um padrão de qualidade para atingir os objetivos propostos.

Confira também nosso conteúdo sobre carreira de inovação: saiba o que as empresas buscam.

Quais são os impactos do Chat GPT na educação?

Na área da educação, os impactos do Chat GPT podem ser mais negativos do que positivos, pois, embora seja uma ferramenta datada de inteligência, ainda é imprecisa e está passando por muitos aprimoramentos.

O Chat GPT pode ser utilizado pelos estudantes para estudar diversos temas, mas sem a garantia exata sobre o assunto. Isso ocorre porque o chat faz uma pesquisa em toda a web, reunindo conceitos, o que pode levar a desenvolver um texto com teorias e conceitos equivocados, prejudicando o aprendizado dos alunos.

Acadêmicos e profissionais poderão burlar com artigos criados pelo Chat GPT?

Por mais que seja possível usar o Chat GPT para essa finalidade, existem ferramentas que podem detectar se um texto foi elaborado por uma inteligência artificial.

Essas plataformas auxiliam nesse processo, além de verificar se um determinado texto contém plágio. Dessa forma, os professores e profissionais da área podem utilizar essas plataformas para verificar e validar os textos.

Novas tecnologias: quais as tendências para 2023? Confira no Distrito!

Portanto, embora o Chat GPT necessite de aprimoramentos, é uma ferramenta que pode ser usada em diversas funções, desde as mais criativas até para linguagens de programação. Dessa forma, o ideal é usar a ferramenta e verificar quais funções ela pode realizar, utilizando-a a seu favor.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog do Distrito e fique por dentro de outros assuntos de tecnologia. Até a próxima!

O post Chat GPT: como essa AI impactará no futuro da sociedade? apareceu primeiro em Distrito.

Tags

Compartilhe

Inclusão digital e combate a fome: apostas na IA durante evento em Brasília
Norte e Centro-Oeste têm os melhores resultados sobre conectividade, diz Anatel
SEK compra a PROOF e agrega 100 clientes
Dígitro lança operadora própria de voz sobre IP com presença nacional
SAS anuncia investimento de US$ 1 bilhão para desenvolvimento de soluções analíticas avançadas
Champions League será transmitida de graça no YouTube da TNT; veja detalhes
Momento de crise? Google faz demissão coletiva
TV Paga deixa de ser determinante para resultado positivo da Claro no Brasil
Approach Tecnologia mira no setor Privado e prevê crescimento de 30% de faturamento neste ano
Commvault anuncia aquisição da Appranix