Caso de separação da V.tal será referência em novo PGMC

Na mesma discussão que terminou com negativa para a V.tal deixar de ter poder de mercado significativo, os conselheiros da Anatel determinaram que a separação funcional e estrutural voluntária e seus reflexos no setor é um tipo de caso que deve ser considerado na próxima versão do Plano Geral de Metas de Competição, o PGMC. A revisão do regulamento consta da atual agenda regulatória da agência.

A própria V.tal solicitou o estudo sobre o impacto de seu surgimento para inclusão das redes neutras no PGMC por entender que o business case traz uma nova realidade à competição no atacado e tem efeitos positivos.

O relator do processo, conselheiro Artur Coimbra, concordou que o caso deve ser analisado e determinou, em seu voto, que a Superintendência de Competição da Anatel avalie os impactos da separação funcional e estrutural “implementadas em operações de redes neutras, bem como seus reflexos na adoção de eventuais medidas regulatórias pela agência”.

Ele também votou por permitir que a V.tal apresente fluxo de contratação e mecanismos de transparência totalmente separados da Oi, sua sócia. E determinou que a empresa se insira no Sistema Nacional de Ofertas de Atacado, apresentando informações básicas como prazos e critérios de qualidade.

Coimbra, no entanto, recusou pleito da V.tal para reconhecer que a separação da Oi afasta quaisquer riscos de prática de “margin squeeze”, compressão de margens, política de preços abaixo do mercado.

“Pela estrutura da empresa, não parecem haver incentivos para a compressão de margens. Contudo, é ideal seguir o rito descrito no PGMC, não sendo recomendado fundamentar presunções de antemão”, falou. Ou seja, o atestado só deve ser emitido com a devida avaliação processual no âmbito da fiscalização do regulamento de competição.

Os votos foram seguidos pelos demais conselheiros e aprovados.

O post Caso de separação da V.tal será referência em novo PGMC apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

China ordena remoção do WhatsApp e outros apps da App Store; veja o motivo
Vincent Martella, de Todo Mundo Odeia o Chris, faz comercial cheio de referências no Brasil
TikTok vai pagar usuários europeus para assistirem vídeos todos os dias
Quando será o próximo eclipse solar total? Descubra
Netflix: 7 filmes e séries em alta para assistir no fim de semana
Bug da One UI causa linha azul na tela em celulares Samsung, dizem usuários
Stardew Valley mais uma atualização com novidades no PC! Veja lista de mudanças
Fibrion anuncia novas funcionalidades para o PABX em Nuvem
No Web Summit, Niky e Clara anunciam parceria para facilitar gestão e oferta de benefícios flexíveis
Durante o Web Summit, Justos divulga programa que dá recompensas para bons motoristas