Caso de separação da V.tal será referência em novo PGMC

Na mesma discussão que terminou com negativa para a V.tal deixar de ter poder de mercado significativo, os conselheiros da Anatel determinaram que a separação funcional e estrutural voluntária e seus reflexos no setor é um tipo de caso que deve ser considerado na próxima versão do Plano Geral de Metas de Competição, o PGMC. A revisão do regulamento consta da atual agenda regulatória da agência.

A própria V.tal solicitou o estudo sobre o impacto de seu surgimento para inclusão das redes neutras no PGMC por entender que o business case traz uma nova realidade à competição no atacado e tem efeitos positivos.

O relator do processo, conselheiro Artur Coimbra, concordou que o caso deve ser analisado e determinou, em seu voto, que a Superintendência de Competição da Anatel avalie os impactos da separação funcional e estrutural “implementadas em operações de redes neutras, bem como seus reflexos na adoção de eventuais medidas regulatórias pela agência”.

Ele também votou por permitir que a V.tal apresente fluxo de contratação e mecanismos de transparência totalmente separados da Oi, sua sócia. E determinou que a empresa se insira no Sistema Nacional de Ofertas de Atacado, apresentando informações básicas como prazos e critérios de qualidade.

Coimbra, no entanto, recusou pleito da V.tal para reconhecer que a separação da Oi afasta quaisquer riscos de prática de “margin squeeze”, compressão de margens, política de preços abaixo do mercado.

“Pela estrutura da empresa, não parecem haver incentivos para a compressão de margens. Contudo, é ideal seguir o rito descrito no PGMC, não sendo recomendado fundamentar presunções de antemão”, falou. Ou seja, o atestado só deve ser emitido com a devida avaliação processual no âmbito da fiscalização do regulamento de competição.

Os votos foram seguidos pelos demais conselheiros e aprovados.

O post Caso de separação da V.tal será referência em novo PGMC apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Blog
WhatsApp atualiza Central de Segurança
FinOps ajuda gestores de cloud a gerenciar melhor os gastos com a nuvem
Accountfy fortalece sua equipe de vendas com a contratação de Bruno Moraes como Head
SAP e Intel inauguram espaço de coinovação com clientes
Unico e grandes instituições financeiras lançam solução para pagamentos online com biometria
Veloe lança realidade aumentada com dicas de instalação correta de suas tags
SAP demonstra primeiras aplicações de IA Generativa no Sapphire 2023
ANPD prorroga prazo da consulta pública sobre o Regulamento de Comunicação de Incidente de Segurança com Dados Pessoais
Para 92% das startups, faltam profissionais de tecnologia no Brasil
Efeito PIX: Brasileiros usam cada vez menos dinheiro em espécie, diz BC
%d blogueiros gostam disto: