AWS e Agência Espacial Brasileira anunciam renovação de acordo

A Amazon Web Services (AWS) e a Agência Brasileira Espacial renovaram a Declaração de Intenção Estratégica e Cooperação que tem como intuito continuar apoiando a inovação e o desenvolvimento econômico e tecnológico da indústria espacial no País a partir de um programa de incentivos e mentoria especializado para startups. A assinatura ocorreu durante a feira SpaceBR Show deste ano.

O acordo renova o compromisso da AEB e da AWS, firmado em fevereiro de 2022, e inclui iniciativas voltadas para o crescimento da indústria espacial brasileira, programas nacionais de pesquisa e desenvolvimento espacial (P&D), recursos de treinamento e impulsionamento de startups. Também está o Programa de Patrocínio de Dados Abertos da AWS, que visa a incentivar a colaboração entre a AEB e seus parceiros para criarem um repositório centralizado de dados espaciais que permitirá que as partes interessadas acessem e analisem facilmente dados espaciais, usando ferramentas e tecnologias em nuvem; além de estabelecer uma política, estratégia e apoio regulatório para o desenvolvimento espacial.

“Renovar esse acordo corrobora nosso compromisso em impulsionar a inovação e o crescimento da nossa indústria espacial, além de contribuir com a expansão do ecossistema de startups do segmento no País”, afirma Paulo Cunha, diretor geral da AWS para o Setor Público no Brasil. Na ocasião, participaram Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira, e Clint Crosier, diretor global da área Aeroespacial na Amazon Web Services.

Clint Crosier, diretor global da área Aeroespacial na Amazon Web Services e Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira

“O desenvolvimento de um efetivo ecossistema de produtos e serviços espaciais requer, entre outras condições, a disponibilização de ferramentas e a interação com entidades inovadoras e dinâmicas. A colaboração com a AWS permite-nos apresentar oportunidades aos nossos empreendedores espaciais”, afirma o presidente da AEB, Carlos Moura.

Tags

Compartilhe

10 notícias de tecnologia para você começar o dia (25/04)
Huawei avança nas vendas e está perto de ultrapassar números da Apple
Ministério das Comunicações deve fortalecer trabalho da Telebras
Será ativado em maio o site do Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial
Reforma tributária: Governo detalha alíquota reduzida para cibersegurança e ajuste de contratos
Conselho Consultivo da Anatel é nomeado; Baigorri destaca diversidade de gênero
CazéTV chega ao Samsung TV Plus; veja como assistir
Sistema de satélites da SES inicia operação global de serviços de conectividade
Concentrix + Webhelp passa por rebranding e agora é Concentrix
Grupo Casas Bahia aumenta processamento de dados e se torna o primeiro case de sucesso do Microsoft Fabric na AL