Avanade oferece plataforma DataBricks para empresas que buscam eficiência

A transformação digital acelerada dos últimos 3 anos trouxe grandes desafios para as empresas na adoção de plataformas de nuvem, tendo em vista o grande volume de dados gerados pelos consumidores e a  necessidade  de repensarem o amadurecimento e estruturação no uso dos dados.

A modernização das plataformas de dados deve levar em consideração  integrações, produtividade, segurança e confiabilidade na nuvem. Para atender essa nova mentalidade de uso de dados de forma simples e colaborativa, a Avanade está oferecendo a plataforma Azure Databricks, uma solução que oferece recursos de criação, implantação, compartilhamento e manutenção de soluções de dados de nível empresarial em escala.

Segundo Carlos Cruz, Diretor Sênior de Estratégia de Dados e Inteligência Artificial na Avanade,  a transição de sistemas proprietários e caros para plataformas de dados modernas é essencial para acelerar a eficiência operacional e novos modelos de negócios. “Ela pode ser utilizada para fazer análises de maneira mais eficiente, de forma unificada, inclusive com processamento de streaming de dados, além de ser utilizada como plataforma de aprendizado de máquina e análise de informações, para que a empresa processe, armazene, compartilhe, analise e monetize dados em tempo real e alavanque resultados”, ressalta Cruz.

Ela inclui ainda visualização de dados, pode ser interativa no tratamento de dados, integrações qualificadas utilizando a nuvem Microsoft como infraestrutura de forma escalável, criando fluxos de trabalho e análise de gestão de dados que podem ser contratadas pagando pelo consumo. A plataforma Databricks, pode ser integrada ao armazenamento em nuvem Azure da Microsoft e suportada pelo Apache Spark – mecanismo de processamento de código aberto que prevê velocidade, facilidade de utilização e análises sofisticadas

Outra característica importante é que ela aprimora  a segurança, incluindo recursos proprietários. A primeira camada é entre a nuvem e a própria  infraestrutura; a segunda é possibilidade de personalizar a plataforma na utilização dos dados, que podem ser distribuídos dentro das organizações de forma a facilitar a orquestração de workloads.

O diretor da Avanade explica ainda que a facilidade de executar mais rapidamente a interoperabilidade, ela é ideal para os segmentos financeiro e de saúde, por exemplo, pois além da capacidade de processamento e armazenagem, trabalhada como dados espalhados nas diversas áreas de negócios do setor bancário ou da saúde, que tem padrões bastante complexos como usar dados não estruturados, oriundos exames de imagens.

“Se antes esse trabalho consistia em buscar informações espalhadas em diversos sistemas de origem, sem capacidade de fornecer insights analíticos mais profundos, hoje é essencial construir uma arquitetura unificada que consiga entregar valor para o negócio”, diz o executivo.

“Uma das indústrias típicas que tem alta demanda por gestão e processamento de dados é o setor financeiro, que vem trazendo para a Avanade projetos de diversas naturezas, como de migração e estruturação de dados, análises avançadas, Machine Learning; etc. O setor financeiro tem uma alta necessidade de questões relacionadas a risco de crédito, análise de perfis de clientes para tomada de decisão. No Brasil, um dos maiores bancos privados do Sistema Financeiro Nacional escolheu a Avanade para desenvolver e executar sua estratégia de migração de dados para Azure Databricks para processar e analisar dados como parte fundamental de sua jornada data-driven e buscar escalabilidade no uso dos dados, simplificar a gestão e reduzir os custos,” finaliza Cruz.

Databricks

A Databricks foi fundada em 2013 pelos criadores originais do Apache Spark, ??Delta Lake e MLflow, como a primeira e única plataforma de lakehouse  que combina o melhor dos data warehouses e data lakes para oferecer uma plataforma aberta e unificada para dados e IA.

A plataforma Azure Databricks permite comunicação com segurança entre cientistas, engenheiros de dados e analistas de negócios no mesmo ambiente e com propósitos consensuais. A solução de Big Data e de processamento escalável é formada por pilares que, juntos, simplificam a jornada de profissionais e clientes. São eles: Delta Lake, Data Warehouse,Unity Catalog e Machine Learning.

A Avanade, uma empresa constituída pela Microsoft e Acenture, é parceria da Databricks, e já tem é mais de 1000 consultores capacitados para trabalhar com a plataforma.

Tags

Compartilhe

Huawei avança nas vendas e está perto de ultrapassar números da Apple
Ministério das Comunicações deve fortalecer trabalho da Telebras
Será ativado em maio o site do Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial
Reforma tributária: Governo detalha alíquota reduzida para cibersegurança e ajuste de contratos
Conselho Consultivo da Anatel é nomeado; Baigorri destaca diversidade de gênero
CazéTV chega ao Samsung TV Plus; veja como assistir
Sistema de satélites da SES inicia operação global de serviços de conectividade
Concentrix + Webhelp passa por rebranding e agora é Concentrix
Grupo Casas Bahia aumenta processamento de dados e se torna o primeiro case de sucesso do Microsoft Fabric na AL
Feninfra critica ação do governo contra desoneração junto ao STF