Assinaturas de telefonia fixa e TV por assinatura recuam em março

Assinaturas de telefonia fixa e TV paga encolhem em março de 2023 (crédito: Freepik)

As assinaturas de telefonia fixa e de TV por assinatura recuaram em março deste ano, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os acessos de telefonia fixa caíram 0,8% em março, na comparação com fevereiro. Em 12 meses, a queda é de 6,1%. No geral, o País encerrou o primeiro trimestre deste ano com 26,6 milhões de acessos de telefones fixos.

Vale destacar que o Nordeste puxou as baixas nas duas bases de comparação. A queda mensal foi de 1,4%, enquanto o declínio acumulado no período de um ano foi de 7,5%. A região Norte, por outro lado, teve alta de 1,2% em 12 meses.

No que diz respeito ao tipo de outorga, os serviços autorizados lideram, com 52,3% do mercado. As concessões são responsáveis por 47,7% das linhas fixas. A fibra óptica se mantém como o principal meio de acesso, com 11,6 milhões.

Entre as operadoras, a Claro, na liderança, detém 7,9 milhões de linhas fixas, o que corresponde a 30% do setor. Em seguida, aparece a Oi, com 7,5 milhões de linhas e 28,6% de participação de mercado. A Vivo fica em terceiro lugar, com 26% dos acessos (6,9 milhões de linhas). As demais operadoras não têm mais do que 5% do mercado. A Algar, por exemplo, detém 4,8%, enquanto a TIM, 2,7%.

TV por assinatura

A TV paga perdeu 1,5% dos clientes em março, na comparação com fevereiro, e 14,3%, no acumulado de 12 meses. Com isso, o serviço encerrou o terceiro mês de 2023 com 13,4 milhões de assinantes, contando os acessos livres via satélite.

Observando o período de um ano até março, nota-se que as regiões Sul (-22,7%) e Centro-Oeste (-18,6%) puxaram o recuo do serviço.

Satélites ainda são o meio de acesso mais utilizado, com 7,58 milhões de assinaturas. Em seguida, aparecem as conexões por cabo coaxial (4,53 milhões de acessos) e fibra óptica (1,31 milhão).

Assim como a telefonia fixa, a Claro lidera o serviço de TV por assinatura, com 5,88 milhões de clientes. A empresa detém 43,8% de participação de mercado.

A Sky, especializada em sinal via satélite, aparece em segundo lugar, com 28,7% do mercado e 3,85 milhões de acessos. A Oi tem 17,7% do mercado e 2,37 milhões de acessos. As demais empresas têm menos de 1 milhão de acessos. Abaixo dessa marca, a Vivo tem o melhor desempenho, com 6,6% do mercado (884,1 mil acessos).

O post Assinaturas de telefonia fixa e TV por assinatura recuam em março apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

RNP busca fornecedores para implantar luminárias inteligentes 5G em cidade baiana
A força gravitacional e por que as órbitas planetárias não são perfeitas?
Anatel deve receber R$ 1,9 bilhão da Claro, confirma AGU ao STJ
Quando aceitar um cookie na internet se torna um risco?
Bebê Rena: entenda o final da nova série da Netflix
Credores aprovam novo plano de recuperação da Oi
Jogos de Xbox estão vendendo mais do que os da própria Sony na PS Store
Venda da NetCo do Grupo TIM chega à etapa de análise concorrencial
Cisco instala Wi-Fi 6 para rede de hotéis da AccorInvest no Brasil
Elon Musk implica com veterano de Elden Ring, mas acaba sendo zoado no Twitter