Anatel vê má fé da Oi por não atender compromissos de universalização

O Conselho Diretor da Anatel decidiu ontem, 4, encerrar processo de acompanhamento de compromissos que a Oi deveria atender, mas não o fez. O relator do caso, Moisés Moreira, fez duras críticas à postura da operadora, a quem acusou de adotar medidas protelatórias, agir de má fé e a qual, cobrou, deve “ser punida com todo o rigor da lei”.

O caso em questão diz respeito a compromissos de levar sinal móvel a 174 localidades, em linha com o Plano Geral de Metas de Universalização IV (PGMU IV), de 2018. A concessionária de telefonia fixa, sujeita ao PGMU, deveria ter levado sinal de banda larga móvel como alternativa à telefonia fixa nestes locais até dezembro de 2020, mas não o fez.

Perto do compromisso vencer, a empresa pediu mais prazo, justificando dificuldades para cumprimento da meta. Com mais tempo, no entanto, novamente não iniciou a conexão das localidade, reiterando os mesmos argumentos que, segundo Moreira, foram rebatidos pela área técnica da Anatel. O julgamento de ontem diz respeito a um terceiro pedido da empresa para modificar a meta, desta vez, alterando a lista de localidades que deveriam ser atendidas.

O conselheiro, no entanto, observou que a proposta é inexequível, uma vez que as concessões se encerram em 2025.

“Analisando a conduta da prestadora, vemos que ela repetiu e reafirmou os mesmo argumentos por mais de 3 anos, mesmo após a Agência ter reiteradamente afastado tais alegações e materializado a necessidade do adimplemento das obrigações. Ainda mais grave: a prestadora, por vezes, assumiu o compromisso de atender às 174 localidades, mesmo que de forma tardia, para em momento posterior alegar suposta ineficiência da política pública estabelecida em decreto presidencial, solicitar a suspensão de sua exigibilidade e proporcionar claros indícios de que não tinha qualquer intenção de cumprir com sua obrigação”, votou Moreira.

A seu ver, a Oi “abusou da boa vontade” da agência, que inclusive foi questionada pelo TCU a respeito das falhas identificadas no cumprimento do PGMU IV e dos atrasos.

Moreira opinou pela suspensão do processo de acompanhamento, uma vez que a Oi não estava cumprindo as metas. Recomendou a abertura de um Procedimento de Apuração de Descumprimento de Obrigações (PADO) “devendo ser considerada a possibilidade de aplicação de todos os agravantes cabíveis ao presente caso, inclusive a existência de má-fé na conduta da prestadora”. E que os valores das obrigações sejam reintegrados em saldo final do PGMU em favor da União.

Preocupado que a medida fosse vista como decisão em linha com os interesses da Oi em não atender as obrigações, Moreira enfatizou: “as medidas aqui sugeridas não representam e nem devem ser confundidas com o provimento de pleito apresentado pela prestadora Oi. Muito pelo contrário, trata-se da proposta baseada em entendimento de que a empresa deixou de cumprir com sua obrigação como Concessionária do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC, tendo cometido grave infração, devendo ser punida com todo o rigor da Lei”.

Seu voto foi seguido pelos demais conselheiros.

O post Anatel vê má fé da Oi por não atender compromissos de universalização apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

TikTok está mais um passo perto da proibição nos EUA após votação no Senado
Android 15 terá proteção contra vazamento de dados em transmissões de tela
Lei que pode banir TikTok dos EUA é sancionada por Biden; veja o que acontece agora
Bebê Rena: criador pede que fãs parem de procurar identidade da stalker na vida real
Highline e Datora não são mais opções da Anatel no caso do espectro de 700 MHz
Nokia anuncia linha de equipamentos com incentivo do governo dos EUA
Permissão expressa a cadeias de emissoras avança no Congresso
No STF, governo ingressa ação para anular desoneração da folha
Prefeitura instala mais de 100 pontos de WiFi gratuito em Colombo/PR
Trabalho remoto: conheça 9 profissões em alta