Amazon Web Services e Agência Espacial Brasileira anunciam renovação de acordo

A Amazon Web Services (AWS) e a Agência Brasileira Espacial anunciaram hoje a renovação da Declaração de Intenção Estratégica e Cooperação que tem como intuito continuar apoiando a inovação e o desenvolvimento econômico e tecnológico da indústria espacial no País a partir de um programa de incentivos e mentoria especializado para startups. A assinatura ocorreu durante a feira SpaceBR Show deste ano.

Siga o tecflow no Google News!Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!Siga o tecflow no Google Podcast Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!Anuncie conosco aqui.

O acordo renova o compromisso da AEB e da AWS, firmado em fevereiro de 2022, e inclui iniciativas voltadas para o crescimento da indústria espacial brasileira, programas nacionais de pesquisa e desenvolvimento espacial (P&D), recursos de treinamento e impulsionamento de startups. Também está o Programa de Patrocínio de Dados Abertos da AWS, que visa a incentivar a colaboração entre a AEB e seus parceiros para criarem um repositório centralizado de dados espaciais que permitirá que as partes interessadas acessem e analisem facilmente dados espaciais, usando ferramentas e tecnologias em nuvem; além de estabelecer uma política, estratégia e apoio regulatório para o desenvolvimento espacial.

“Renovar esse acordo corrobora nosso compromisso em impulsionar a inovação e o crescimento da nossa indústria espacial, além de contribuir com a expansão do ecossistema de startups do segmento no País”, afirma Paulo Cunha, diretor geral da AWS para o Setor Público no Brasil. Na ocasião, participaram Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira, e Clint Crosier, diretor global da área Aeroespacial na Amazon Web Services. 

“O desenvolvimento de um efetivo ecossistema de produtos e serviços espaciais requer, entre outras condições, a disponibilização de ferramentas e a interação com entidades inovadoras e dinâmicas. A colaboração com a AWS permite-nos apresentar oportunidades aos nossos empreendedores espaciais”, afirma o presidente da AEB, Carlos Moura.

Durante o SpaceBR Show 2023, a AWS, AEB e a MundoGeo promovem, pelo segundo ano consecutivo, uma competição que conta com a participação de 8 startups, e que tem como objetivo mostrar à comunidade da América Latina o potencial de novos negócios provocados pela exploração espacial.

As startups terão a oportunidade de apresentar o seu negócio para potenciais investidores e ao final da competição, a AWS premiará os vencedores com um total de R$ 17,5 mil em créditos de nuvem para desenvolvimento dos projetos. Além disso, as três primeiras colocadas serão contempladas com premiação em dinheiro, bolsas do Space Founder e divulgação no portal da MundoGeo.

Na edição de 2022, oito startups, selecionadas entre 21 inscritas, tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos de negócios a potenciais investidores.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Tags

Compartilhe

Grupo TIM: venda da NetCo chega a fase regulatória e concorrencial
Edtechs: o que são e como atuam?
WhatsApp: STF vai julgar ação antiga sobre bloqueio do aplicativo
Tesla fará recall de todas as unidades da Cybertruck por falha no pedal do acelerador
Veja como ganhar experiência AFK em Fortnite LEGO e criativo
Exynos 2500 pode ser mais eficiente que o Snapdragon 8 Gen 4
Cibersegurança Report #22
Renda do 1% mais rico é 39,2 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil
Dígitro lança operadora VoIP
Claro vai investir R$ 40 bi no Brasil nos próximos cinco anos, diz Carlos Slim a Lula