Acionistas da Oi aprovam entrada do grupo em nova recuperação judicial

Os acionistas da Oi aprovaram, na última sexta-feira, 12, a entrada da operadora em nova recuperação judicial. O aval dos sócios foi dado por baixo quórum, em segunda assembleia, diante da falta de participantes na primeira.

Dessa vez, como diz o estatuto, houve votação com sem quórum mínimo. Ao todo, participaram 6,8% dos detentores de ações ordinárias e 16,7% das preferenciais, o que equivale a 7,1% de todo o capital social da companhia – a mais pulverizada da bolsa brasileira no setor de telecomunicações.

Um dos poucos acionistas presentes, a Bratel (Pharol), sugeriu adiar a votação de um dos itens da pauta: a aprovação dos números de 2022, uma vez que este balanço ainda estava incompleto em se os relatórios finais de auditores. A proposta foi aprovada pelos presentes. Com isso, os resultados da Oi para 2022 serão postos para aprovação dos acionistas em nova assembleia, ainda a ser marcada.

A votação mais relevante do dia, se a empresa poderia manter o pedido de recuperação judicial, foi aprovado pela maioria dos presentes. O aval autorizou “a administração da Companhia a tomar as providências e praticar os atos necessários com relação à recuperação judicial, bem como ratificando todos os atos tomados até esta data”.

A pauta da AGOE tinha ainda outros itens, cuja votação não aconteceu em função da ausência dos números de 2022. Propunha nova fixação de salários e remuneração de diretores, conselheiros fiscais e de administração. Também elegeria novo conselho fiscal.

A Oi entrou em recuperação judicial em junho de 2016, com dívida de R$ 69 bilhões. Até 2022, reduziu este montante à metade, e saiu do processo. Cerca de três meses depois, em março de 2023, solicitou nova recuperação judicial devido a crescimento da dívida financeira em ritmo acelerado, que hoje passa dos R$ 44 bilhões.

A Justiça aprovou a reentrada em recuperação, bem como, agora, os acionistas. A empresa vem negociando com os credores financeiros a fim de repactuar o atual endividamento. Entre as propostas, estão a troca de dívida por participação na V.tal, empresa da qual a Oi tem 34% do capital, aliado a aporte de liquidez no grupo.

A questão gera preocupação no governo e na Anatel, que analisa alternativas para traçar o futuro da concessão de telefonia fixa administrada pela operadora. Até junho, a empresa deve apresentar um novo plano de recuperação à Justiça.

O post Acionistas da Oi aprovam entrada do grupo em nova recuperação judicial apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Novo PGMC da Anatel quer aumentar a competição no mercado de telefonia móvel
Como tirar o online do TikTok?
Bebê Rena: por que Martha assina os e-mails com “enviado do meu iPhone”?
Epic Games libera dois novos jogos grátis hoje (25)! Resgate agora!
Dia das Mães: Claro disponibiliza planos com até 20 GB de bônus de internet
MCom autoriza a transmissão de novos sinais de TV Digital em 11 cidades
Quando Gears of War 6 será revelado? Veja a previsão!
Garotos Detetives Mortos: qual é a ligação entre Sandman e a nova série Netflix?
Aria, IA da Opera ganha novos recursos para facilitar interações; veja
Convocação de Camarate adia votação sobre 700 MHz