Abrint: MCom anuncia linha de crédito do BID para provedores

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou nesta quarta-feira, 24, da abertura do 14º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT), ocasião que anunciou que está negociando com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID uma linha de crédito de US$ 100 milhões subsidiado para os provedores de Internet.

Também confirmou que pela primeira vez em seus 23 anos de criação, o FUST – fundo do desenvolvimento das telecomunicações –  liberou RS 2 bilhões através de do BNDES para fomentar a  melhoria de qualidade de redes e expandir a conectividade em escolhas públicas e postos de saúde.

Segundo o ministro “dados de pesquisa mostram que quase 20% da população ainda não acessa a internet. Os pequenos provedores exercem um papel importante no nosso país e não tenho dúvida alguma que eles serão grandes parceiros para que a gente leve essa conectividade para aquelas regiões rurais remotas, distantes, e supere esses desafios de levar essa inclusão digital para esses brasileiros que ainda não estão conectados”, completou.

O ministro antecipou disse anda que em breve o MCom e o Ministério de Minas e Energia vão publicar portaria sobre uma política pública para o compartilhamento de postes no país.

Uma resolução vem sendo elaborada pela Anatel e Aneel para regulamentar o setor e resolver definitivamente a questão. Na última semana, MCom e MME declararam apoio à iniciativa conjunta das Agências para gestão compartilhada de postes. Um grupo de trabalho também está analisando as contribuições recebidas pela Consulta Pública nº 73/2021, de subsídios para Avaliação de Impacto Regulatório (AIR) e de aprimoramentos da regulamentação relativa ao compartilhamento de infraestrutura entre os dois setores.

Segundo Mauricélio Júnior, presidente da Abrint,  “a missão da entidade é clara e precisa ser dita: representar e desenvolver os provedores de internet no Brasil. Para isso temos um trabalho institucional muito forte e essa convivência é uma verdadeira arte. Ela combina conhecimento com respeito, equilíbrio com confiança. A nossa história vem de perdas e glórias e a única certeza que temos é que o movimento é constante.

“O legado dos provedores brasileiros é único: somos responsáveis por mais da metade de todas as conexões banda larga do país. Nossas redes de fibra mudaram o patamar da conectividade nacional, inclusive naquelas áreas que parecem ser esquecidas e isoladas”, ressaltou o executivo em seu discurso de abertura do evento, que prossegue até sexta-feira, 26.

Tags

Compartilhe

Huawei avança nas vendas e está perto de ultrapassar números da Apple
Ministério das Comunicações deve fortalecer trabalho da Telebras
Será ativado em maio o site do Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial
Reforma tributária: Governo detalha alíquota reduzida para cibersegurança e ajuste de contratos
Conselho Consultivo da Anatel é nomeado; Baigorri destaca diversidade de gênero
CazéTV chega ao Samsung TV Plus; veja como assistir
Sistema de satélites da SES inicia operação global de serviços de conectividade
Concentrix + Webhelp passa por rebranding e agora é Concentrix
Grupo Casas Bahia aumenta processamento de dados e se torna o primeiro case de sucesso do Microsoft Fabric na AL
Feninfra critica ação do governo contra desoneração junto ao STF