4 passos para a indústria seguir no caminho da sustentabilidade

Segundo a pesquisa da Union + Webster, 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. O que demonstra uma grande necessidade das indústrias avançarem nas ações ambientais. Nesse contexto, há cada vez mais a demanda de progressos concretos na sustentabilidade e nos objetivos de circularidade para manter a lealdade dos clientes e a confiança dos investidores. 

Porém parte do mercado parece não ter entendido. O ranking da Fortune 500, que divulga as maiores empresas dos Estados Unidos com o faturamento anual mais alto, mostrou que 90% das empresas publicam anualmente seus  relatórios de sustentabilidade, mas apenas 20% se comprometem formalmente com a neutralidade de  carbono, explicitando que há ainda uma ponte entre a teoria e a prática.

Atualmente, a definição de sustentabilidade está muito além da adoção de energias renováveis e da redução do consumo de energia, pois as ações também envolvem a diminuição dos resíduos de materiais através da fabricação circular. Também, o conceito de ativos “reparáveis” está ganhando força. A fabricação reparável implica investir em ativos que possam ser facilmente reparados ou renovados no “fim de vida” ao invés de serem arrancados e substituídos.

Essas iniciativas ainda são um grande desafio para as indústrias, pois para enfrentá-lo devem estar adequadamente equipadas para implementar as mudanças estruturais e de processo sem prejudicar significativamente a produção. Para isso, muitas organizações estão encontrando formas inovadoras e econômicas de enfrentar essas barreiras. Abaixo, listo algumas das melhores práticas implementadas para alcançar a redução das emissões de gases de efeito estufa e o sucesso da circularidade.

Primeiro passo é a diversificação das fontes de energia, afastando-se da eletricidade produzida a partir de combustíveis fósseis, como com o desenvolvimento de microrredes para produzir a própria energia verde.

Depois, é necessário investir em melhorias na eficiência da manutenção de equipamentos e otimização de processos por meio de uma melhor análise de dados e sensores baseados na Internet das Coisas (IoT).

A visibilidade através da análise de dados e das cadeias de abastecimento ligadas digitalmente será fundamental para ultrapassar os obstáculos tradicionais de fabricação. No que diz respeito à manutenção, foi revelado que a utilização de tecnologias de monitorização e gestão baseadas em software, combinadas com sensores, ajuda a avaliar o desempenho do equipamento e a prever proativamente os melhores ciclos de reparação e renovação. Esta manutenção prolonga a vida útil dos bens de produção e reduz as falhas e o tempo de inatividade. Isto conduz a uma maior eficiência operacional e elétrica ao mesmo tempo que otimiza a utilização de materiais e diminui a pegada de carbono.

O objetivo, a longo prazo, dos fabricantes que trabalham para a neutralidade de carbono requer a concretização de dois objetivos comuns: aumentar a visibilidade do conteúdo de carbono em toda a cadeia de abastecimento de uma empresa e reorientar o seu modelo de negócio com base nos princípios da economia circular. 

Para 2023 e os próximos anos, a indústria brasileira precisa acompanhar os movimentos da sociedade nos hábitos de consumo, nas novas demandas e nas estruturas de mercado para que os negócios se mantenham sustentáveis a longo prazo. A tecnologia está evoluindo constantemente e oferecendo soluções que atendam esses novos cenários e que podem auxiliar nesta jornada.

Claudia Guimarães, Diretora de Field Services da Schneider Electric.

Tags

Compartilhe

Princess Peach: Showtime! coloca a princesa no papel de protagonista - Review
Criminosos fingem ser do suporte da Apple para resetar e roubar senha do iPhone
X-Men ‘97: saiba tudo sobre Madelyne Prior, a clone de Jean Grey
Sony revela novos jogos do PS Plus de abril no PS4 e PS5! Veja lista
The Chosen: série bíblica tem atriz brasileira no elenco! Conheça
10 notícias de tecnologia para você começar o dia (28/03)
Anatel libera faixa 2,3 GHz para Brisanet no Nordeste
Telecine terá sinal aberto para clientes Claro, Oi, SKY e Vivo; saiba quando
Oi apresenta proposta do novo grupamento de ações, com fator 10:1
Vivo oferece 10 mil bolsas na área de desenvolvimento de software e conhecimentos de IA