250 milhões de celulares conectando o Brasil

Há 25 anos no Brasil, a Huawei acompanha desde o 2G até o 5G do celular.

Relatório global da União Internacional de Telecomunicações (dezembro de 2022) revela que quase 75% da população mundial com 10 anos ou mais têm um telefone celular. Os aparelhos são a porta de entrada mais comum para o acesso à internet. No Brasil, dados da Anatel indicam que o país encerrou fevereiro de 2023 com 250,6 milhões de celulares e densidade de 116,32 celular por 100 habitantes.

Os números da Anatel retratam a grande expansão da telefonia móvel do país, que está diretamente relacionada com as medidas adotadas pelo Brasil nos anos 90, com as reformas econômicas e a modernização das estruturas produtivas, entre elas a reestruturação do setor e desestatização das empresas federais de telecomunicações.

LGT 

Nesse sentido, vale destacar a Lei Geral de Telecomunicações (LGT), que abriu caminho para a modernização e inovação de um dos setores mais dinâmicos da economia. Sancionada em 16 de julho de 1997, a LGT, nesses 25 anos de vigência, transformou o mercado de telecomunicações ao assegurar as bases para um setor competitivo e inovador, com novas tecnologias de conectividade e novos players.

Os 25 anos de privatização do sistema Telebrás contribuíram não só para massificar o acesso à internet, mas também para fortalecer o mercado de telecomunicações, com importante participação no PIB brasileiro e atração de investimentos privados da ordem de R$ 35 bilhões ao ano.

Transformação

Nessas duas décadas e meia o país vivenciou também uma transformação da indústria de telecom. A Huawei, que chegou ao Brasil há 25 anos para se juntar a outros players do setor, se tornou parceira das principais operadoras para a expansão das telecomunicações. Na telefonia móvel, contribuiu com a cobertura do 2G até o 5G, inclusive em regiões remotas, assim como para a conectividade de rodovias brasileiras.

A empresa destaca que suas soluções customizadas permitem a oferta de serviços de telefonia, internet e banda larga em residências e empresas brasileiras localizadas nas áreas com menos de 10 mil habitantes, e que construiu a primeira rede de fibra óptica a conectar a Amazônia, ligando 20 cidades da região com uma população de 4 milhões de habitantes.

 

O post 250 milhões de celulares conectando o Brasil apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Explorador de Arquivos com IA do Windows 11 pode ser exclusivo para PCs ARM
Quantos buracos negros estelares existem na Via Láctea?
China manda Apple remover WhatsApp e Telegram da App Store
5G: Algar Telecom alcança os 6 Gbps em teste na faixa de 26 GHz
Tesla tenta aprovar pela segunda vez bônus de quase R$ 300 bilhões para Elon Musk
Supermarket Simulator: os 12 melhores mods para usar no game
Ator de Todo Mundo Odeia o Chris desmente teoria famosa sobre fim da série
Algar Telecom alcança 6 Gbps em teste de 5G na faixa de 26 GHz
The Witcher: série da Netflix é renovada para quinta e última temporada
Mundo hacker: TecMundo faz live especial hoje às 19h