Vivensis quer 25% do mercado de parabólicas com migração para a banda Ku

A fabricante curitibana Vivensis se diz pronta para a migração das antenas parabólicas para o modelo baseado em banda Ku. Requisito definido no leilão 5G da Anatel, feito em 2021, as TVs que transmitem seu sinal aberto via satélite na banda C deverão migrar para a banda Ku, ao menos nas capitais, até meados do ano. Significa que os usuários de parabólicas deverão trocar os velhos e grandes discos pelas antenas muito mais compactadas, tradicionalmente utilizadas na TV paga (DTH).

Yvan Cabral, sócio-fundador da Vivensis, diz que a empresa quer justamente um quarto dessa demanda que surgiu em função do leilão 5G. Ao menos 18,9 milhões de domicílios usam antenas parabólicas segundo o IBGE. Quer dizer que a fabricante pretende vender mais de 4,7 milhões de kits a estas famílias. Conhecimento, a empresa diz que tem por ser parceira estratégica das operadoras Sky, Hughes Net e Copel Telecom.

“A meta de atender 25% da demanda é agressiva, mas estamos confiantes e orgulhosos em contribuir para a rápida adoção do 5G no Brasil e continuar a levar TV aberta para toda sociedade brasileira”, afirma.

Com a inauguração do novo Centro Tecnológico de Atendimento da Vivensis em Curitiba, no ano passado, com capacidade para mais de 400 colaboradores; com a conclusão do seu processo de reestruturação, conquista de novos clientes e investimento de R$ 20 milhões numa nova fábrica em Manaus, a empresa afirma que está capacitada para cumprir o cronograma de migração da Anatel, criar novas linhas de produtos eletrônicos e dobrar seu faturamento nos próximos dois anos.

Segundo Cabral, a empresa vai se posicionar como fabricante e participar de concorrências junto à entidade administradora na nova faixa de TV aberta para parabólicas, pelo 5G, agilizando o abastecimento a distribuidores, atacado, varejo e anteneiros.

“Será uma excelente oportunidade de sermos um dos principais agentes dessa transformação tecnológica. Já estamos preparados para apresentar a nossa proposta e conquistar uma boa participação deste mercado”, reforça.

O 5G e a troca das parabólicas

Com o leilão do 5G, a Anatel definiu que as antenas parabólicas de todo o país deixarão de funcionar na mesma faixa de sinal que leva a programação dos canais abertos e gratuitos das emissoras para suas afiliadas, conhecida como banda C (3,5 Ghz).

Com isso, o sinal analógico será desligado e quem possui TV por parabólica deverá adquirir receptor e antena específicos para captar o sinal digital pela frequência Ku (15,35 a 17,25 GHz), por meio do satélite StarOne D2 ou outro escolhido pelas emissoras – a alternativa mais cotada é o IS-32 da Sky.

Famílias beneficiárias de programas sociais, integrantes do CadÚnico, receberão kits Ku gratuitamente e serão orientadas a apontar suas antenas para o Star One D2.

As mudanças visam o pleno funcionamento tanto do 5G quanto do sinal de TV aberta via parabólica pela nova frequência, pois, se continuarem a operar na mesma faixa, pode haver interferências ou derrubada do sinal de TVRO (emissoras sintonizadas por parabólicas). E, pelo edital de leilão, as compradoras da frequência 3,5GHz (Telefônica, Tim e Claro) são as responsáveis por fornecer receptores e antenas adequados à população inscrita no CadÚnico. Para os demais, os equipamentos serão comercializados.

Segundo a Anatel, o número de cadastros no CadÚnico (cadastro do Governo Federal que indica as famílias de baixa renda no País) com direito a receber o kit grátis na nova frequência (Ku) é de aproximadamente 10 milhões. A previsão inicial era de 8 milhões, mas o número aumentou com a distribuição do Auxílio Brasil durante a pandemia de Covid-19. (Com assessoria de imprensa)

O post Vivensis quer 25% do mercado de parabólicas com migração para a banda Ku apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Em nova fase, Tele.Síntese reforça compromisso com setor de TIC
Em nova fase, Tele.Síntese reforça compromisso com setor de TIC
Amazon vai exibir anúncios no Prime Video, a não ser que você pague a mais
Amazon vai exibir anúncios no Prime Video, a não ser que você pague a mais
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil