Governo publica decreto com Conselho Gestor do Fust

Crédito: Fotolia
Crédito: Fotolia

Começou a contar hoje, 22, o prazo para que organizações representativas das operadoras, de provedores de internet e da sociedade civil enviem ao Ministério das Comunicações suas sugestões de nomes para compor o Conselho Gestor do Fust, o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações.

As indicações devem ser feitas por meio de listas tríplices. O MCom vai escolher os nomes que ocuparão as vagas no Conselho a partir dessas listas.

O Conselho Gestor do Fust é previsto desde a lei de 2020 que reformulou o fundo. Deve finalmente sair do papel este ano, agora que o governo editou o decreto 11.004/22, que regulamenta a forma como recursos do fundo de universalização podem ser utilizados.

O decreto dá 20 dias para envio dos primeiros integrantes do Conselho que representarão as organizações do setor e civis. O prazo para envio das sugestões começou a valer hoje, com a publicação do decreto.

COMPOSIÇÃO

Seja como for, a distribuição das cadeiras foi definida na lei de 2020. O decreto reafirma que caberá ao MCom a presidência do Conselho Gestor. Os ministérios que têm assento deverão indicar seus representantes. As vagas são dispostas assim:

I – 2 (dois) representantes do Ministério das Comunicações, órgão que indicará seu presidente; (Redação dada pela Lei nº 14.173, de 2021)

II – 1 (um) representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; (Incluído pela Lei nº 14.109, de 2020)

III – 1 (um) representante do Ministério da Economia; (Incluído pela Lei nº 14.109, de 2020)

IV – 1 (um) representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; (Incluído pela Lei nº 14.109, de 2020)

V – 1 (um) representante do Ministério da Educação; (Incluído pela Lei nº 14.109, de 2020)

VI – 1 (um) representante do Ministério da Saúde; (Incluído pela Lei nº 14.109, de 2020)

VII – 1 (um) representante da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); (Incluído pela Lei nº 14.109, de 2020)

VIII – 2 (dois) representantes das prestadoras de serviços de telecomunicações, dos quais 1 (um) represente as prestadoras de pequeno porte; e (Incluído pela Lei nº 14.109, de 2020)

MANDATOS

Os representantes indicados pelas empresas e pela sociedade terão mandatos não coincidentes. E poderão ser reconduzidos uma vez.

Os mandatos dos primeiros representantes no Conselho Gestor terão duração de um e dois anos, para os representantes das prestadoras de serviços de telecomunicações; e um, dois e três anos, para os representantes da sociedade civil.

O Conselho Gestor terá como missão aprovar as políticas, as normas, as diretrizes e as prioridades de aplicação de recursos do Fust em programas, projetos, planos, atividades, iniciativas e ações. Também vai aprovar o repasse de recursos aos agentes financeiros (BNDES, Finep e outras instituições de fomento). Vai ainda enviar todo ano sua proposta orçamentária para o MCom incorporar ao PLOA a ser aprovado pelo Congresso Nacional. Terá ainda atribuições de transparência, realizando o levantamento das aplicações e publicando um balanço dos repasses e projetos anualmente.

A fiscalização dos projetos autorizados caberá à Anatel. A agência segue à frente da arrecadação da contribuição ao fundo por parte das operadoras.

The post Governo publica decreto com Conselho Gestor do Fust appeared first on Ponto ISP.

Tags

Compartilhe

Em nova fase, Tele.Síntese reforça compromisso com setor de TIC
Em nova fase, Tele.Síntese reforça compromisso com setor de TIC
Amazon vai exibir anúncios no Prime Video, a não ser que você pague a mais
Amazon vai exibir anúncios no Prime Video, a não ser que você pague a mais
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil