Cresce o otimismo de pequenos negócios após 5 meses de queda

O Índice de Confiança de Micro e Pequenas Empresas (IC-MPE) de abril apresentou uma alta de 6,6 pontos após cinco meses de queda e atingiu o patamar de 88,1, de acordo com o estudo “Sondagem Econômica MPE”, realizado pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O aumento foi motivado, principalmente, por uma melhora do otimismo para os próximos meses no comércio. 

A melhora do IC-MPE deve-se, sobretudo, ao aumento do Índice de Expectativa de Micro e Pequenas Empresas (IE-MPE), que subiu 10,4 pontos e chegou ao patamar de 87,1 pontos, influenciado pela expectativa de aumento da demanda prevista para os próximos três meses, que cresceu 11,6 pontos, para 84,8 pontos. O IC-MPE agrega os índices de confiança dos três principais setores da economia – comércio, serviços e indústria de transformação. 

O Comércio foi o setor que melhor mostrou desempenho. De acordo com a sondagem feita pela Sebrae em parceria com a FGV, o Índice de Confiança do Comércio de Micro e Pequenas Empresas (ICOM-MPE) cresceu 11,6 pontos, em abril, passando de 68,3 pontos para 79,9 pontos. Esta recuperação no mês representa mais do que a metade da queda ocorrida em março de 2021 (21,6 pontos). O aumento da confiança nas micro e pequenas empresas do comércio decorrem de uma ligeira melhora da percepção do momento atual e de uma melhora mais forte das perspectivas de curto prazo. 

O Índice da Situação Atual de Micro e Pequenas Empresas (ISA-C-MPE) aumentou 1,8 ponto, para 76,9 pontos e o indicador que mais impactou positivamente essa melhora foi o que mede a situação atual dos negócios, que subiu 4,3 pontos, para 75,8 pontos em abril. Por sua vez, o Índice de Expectativas de Micro e Pequenas Empresas (IE-C-MPE) apresentou forte crescimento ao subir 20,9 pontos, para 83,8 pontos influenciado pelo aumento das projeções de vendas para os próximos três meses. O indicador que mede as vendas previstas subiu 22,8 pontos, passando para 80,5 pontos. 

Serviços 

Depois de duas quedas seguidas, o setor de serviços deu sinais de reação. O Índice de Confiança de Serviços de Micro e Pequenas Empresas (ICS-MPE) avançou 4,6 pontos e atingiu o valor de 79,7 pontos, mas ainda se mantém em nível baixo historicamente. Esse aumento da confiança dos empreendedores do setor se deve a uma melhora das expectativas de curto prazo. 

O Índice de Expectativas de Serviços de Micro e Pequenas Empresas (IE-S-MPE) avançou 7,3 pontos, para 85,3 pontos, o maior nível desde janeiro de 2021 (87,9 pontos) e o indicador do volume de demanda nos três meses seguintes foi o que motivou a recuperação do IE-S-MPE ao aumentar 8,9 pontos, para 84,2 pontos. O Índice da Situação Atual de Serviços de Micro e Pequenas Empresas (ISA-S-MPE) subiu 1,6 ponto, para 74,4 pontos. O indicador que provocou o crescimento do ISA-S-MPE foi o que mede a situação atual dos negócios, que avançou 2,7 pontos, para 73,6 pontos.(Com assessoria de imprensa) 

The post Cresce o otimismo de pequenos negócios após 5 meses de queda appeared first on Ponto ISP.

Tags

Compartilhe

Anatel notifica operadoras para liberarem acesso ao X
Anatel notifica operadoras para liberarem acesso ao X
Microsoft anuncia OneDrive com Copilot e com sincronização mais rápida
Microsoft anuncia OneDrive com Copilot e com sincronização mais rápida
ARRUMAMOS UM PROVEDOR DE INTERNET REGIONAL - Aproveite todas as dicas e melhore também seu provedor
O QUE É ASN E IRR - com ARLEI especialista da ASAP Telecom
INICIAMOS A MONTAGEM DO DATA CENTER
PARTE ELÉTRICA DO ZERO DE UM PROVEDOR DE INTERNET- EP 05
QUAL É O MELHOR ROTEADOR HUAWEI - NE8000 M8, M14 E M4 ?
SWITCH HUAWEI TEM DIFERENÇAS ? - Seu Provedor de Internet Perfeito
DO PEQUENO AO GRANDE PROVEDOR - TECHNOBOX
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO MERCADO DE TELECOM COM O COMBO DROP + FIDC DPR