MTU e MRU em redes com autenticação PPP. | AcessoWi-Fi

MTU e MRU em redes com autenticação PPP.

Download PDF

Saudações amigos AcessoWi-Fi.com!

Hoje venho abordar um assunto que intriga diversos administradores de redes que estão migrando de hotspot para autenticação PPP (PPPoE); a questão do MTU/MRU.

Vamos iniciar entendendo o que são esses tais MTU e MRU.

Em definição ao literal, MTU significa  Maximum Transmission Unit, que em português significa Unidade Máxima de Transmissão, e refere-se ao tamanho do maior datagrama que uma camada de um protocolo de comunicação pode transmitir.

O MRU em sua definição literal significa  Maximum Reciving Unit, que em português significa Unidade Máxima de Recepção, e refere-se ao tamanho do maior datagrama que uma camada de um protocolo de comunicação pode Receber.

Desta forma conseguimos entender o que significa cada uma das duas siglas e entender seu funcionamento.

Para um bom desempenho da rede é sempre bom que o MTU do servidor seja igual ao MRU da antena/roteador usado no cliente bem como o MRU do servidor seja igual ao MTU da antena/roteador usado no cliente porém temos sempre que contar que temos mais ativos na rede no caminho entre o servidor PPP e o cliente; desta forma temos que calcular a perda do caminho.

O padrão pra servidor é 1500, mas pra estação se precisar setar você desconta 20, 28 ou mesmo 32 bits de cabeçalho (Basico em rede cabeada são 20 bits, em wifi dependendo do tipo de encriptação pode perder 28 ou 32bits), ficando 1480, 1472 ou 1468.

Com isso concluimos uma base sobre o que é e como usar o MTU/MRU em redes PPP.

 

Abraço a todos e até a próxima!


  • Nosso blog te ajuda? Ajude-nos também!

    Se nosso blog tem lhe ajudado, ajude a manter o site no ar!

  • Meu IP

  • IPv4 e IPv6 no mundo

  • Assinar blog por e-mail

    Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

  • Recursos Online

  • Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.