Importância de Aterramento em Telecomunicações. | AcessoWi-Fi

Importância de Aterramento em Telecomunicações.

Download PDF

Olá amigos do MundoWiFi!

Hoje venho abordar um assunto importante, os aterramentos em cabos, torres e antenas.
Muita gente não usa aterramento nem nas fontes, no-break´s, filtros de linha, amplificadores, cabos, torres, nada… ai acaba acontecendo o inevitável, a queima por raios. Não pretendo abordar aqui o uso de para-raios mas vale ressaltar que se você tem uma torre, é importante ter um para-raios bem montado e planejado.
Não usando para-raios nem aterramentos, veja só o que pode acontecer com seu equipamento:
1069269_10201199390603491_1642527643_n 547120_10201199390483488_881632899_n 480031_10201199390683493_1183331069_n

Voltando ao assunto aterramento.
Sabem aquelas interferências que aparecem no espectro de frequência que tanto prejudica o seu provedor? Já pensou que pode ser uma frequência harmônica e que ela pode estar vindo diretamente de seus próprios equipamentos?
Sim, isso pode acontecer se você não estiver usando os aterramentos!
Um aterramento não só serve para proteger contra surtos, mas serve também para neutralizar certas frequências que são geradas pelos próprios equipamentos.
Uma coisa importante é usar pelo menos 3 (três) barras de aterramento dispostos em forma triangular formando uma pequena malha de aterramento. Essa malha deve ser independente para seus equipamentos e não deve ser usada por outros equipamentos que não façam parte de seu sistema provedor.
Sempre de preferência para os cabos hercules no uso externo (afinal eles são próprios para isso e tem aterramento). Conheça mais desse cabo no site: http://www.cabohercules.com.br/
L
embre-se sempre de usar filtros de linha na rede elétrica e preferencialmente o uso de disjuntores DR em conjunto com DPS.
Caso você não queira instalar DPS´s em sua rede por achar que pode não ser suficiente, você pode instalar um modulo protetor de rede da empresa Mar-Girius Continental que funciona muito bem também, tenho usado com sucesso esse produto em meus clientes e em minhas torres. Ele parece com um filtro de linha convencional porém tem um DPS para cada tomada do “filtro”. Tem de custo médio em lojas especializadas a faixa de R$45,00 com 5 tomadas e cabo de 1,5mts. que viabiliza bem o uso em clientes/torres.
Se você usa antenas Omni, recomendo aterrar a base da antena para que você não tenha surpresas com raios.
Se você usa caixas metálicas para armazenar seus equipamentos, ou usa rack metálico, a dica é a mesma… aterre tudo que puder…

Espero que isso de uma pequena “luz” para quem está começando e para quem já começou.


  • Nosso blog te ajuda? Ajude-nos também!

    Se nosso blog tem lhe ajudado, ajude a manter o site no ar!

  • Meu IP

  • IPv4 e IPv6 no mundo

  • Assinar blog por e-mail

    Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

  • Recursos Online

  • Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.