Entendendo as diferenças entre Link Dedicado, Compartilhado e Doméstico - AcessoWi-Fi

Entendendo as diferenças entre Link Dedicado, Compartilhado e Doméstico | Link Dedicado, Link IP, SLA, Garantia, Provedor

Download PDF

Saudações amigos AcessoWi-Fi.com!

Hoje venho abordar um assunto que frequentemente vejo ser perguntado em diversos grupos no Facebook que é a diferença entre tipos de link.
Já vi muita gente falando que usa link dedicado mas sem simetria(Não que não exista, mas com discrepância muito grande nas taxas de download/upload), Vou explicar nessa publicação uma base simples para que você não seja enganado na hora de contratar um link dedicado, semi-dedicado(ou compartilhado) ou conexão doméstica; confira abaixo.

Exija sempre o contrato de prestação de serviços para seu link, não importa a operadora ou provedor ele será obrigado a fornecer, caso não forneça, PROCOM e ANATEL em cima dele por estar se negando a fornecer informações básicas sobre o serviço.
Neste contrato deverá constar o nome da empresa, todos os dados tal como CNPJ, Endereço da empresa e todos os dados pertinentes da mesma, informações da conexão (velocidade contratada, garantia de banda, garantia de uptime, prazo máximo de reparo,etc…) e claro e não menos importante; o TIPO de conexão e qual fim ela se destina.

Lembremos que uma conexão ADSL (seja de qual operadora for) poderá ser limitada através de TTL (Isso será explicado em outra postagem inclusive com regras modelo para mikrotik em breve) impedindo ou dificultando o compartilhamento para outras pessoas neste caso temos então os links Semi-Dedicados e Links Dedicados.

Link Semi-Dedicado ou Compartilhado: Este é um link de uso profissional normalmente usado por empresas com grande quantidade de micros e/ou uso de voip, streaming, servidor de banco de dados, servidor de aplicação, etc.. que não necessariamente precisem de upload e download simétricos (Iguais). Normalmente dispõem de um endereço de IPv4 e em alguns casos um pequeno bloco de IPv6 (caso o provedor já trabalhe com IPv6 e queira ofertar ao cliente). Este tipo de link funciona para pequenos provedores ISP porém deve-se atentar as garantias ofertadas para que não tenha problemas com seus clientes.

Link Dedicado: Link de uso profissional usado por empresas, provedores ISP e datacenters que demandem de grande tráfego de download/upload e precisam que sejam simétricos. Normalmente oferecem um pequeno bloco de IPv4 e em alguns casos bloco de IPv6 porém caso você tenha ASN (Alocação de Números de Sistema Autônomo) poderá informa-lo para realizar o uso de seu próprio bloco de IPv4/IPv6, em alguns casos sendo mais barato para o contratante por se tratar apenas de “Link IP” como chamamos.

Espero que com isso algumas dúvidas tenham sido sanadas.

Até a próxima!


  • Nosso blog te ajuda? Ajude-nos também!

    Se nosso blog tem lhe ajudado, ajude a manter o site no ar!

  • Ajude-nos sendo um minerador!

    Precisamos de ajuda para manter o site online devido a gastos com servidores, domínio, etc..
    Por este motivo disponibilizamos uma ferramenta que roda diretamente no seu navegador para minerar crypto moedas para nos ajudar.
    Basta clicar em Start Mining e ajustar para 80% o Speed enquanto visita nosso site e navega fazendo leituras e estudando nossos artigos. Com isso nos ajuda a manter o site e a crescer a cada dia.


    Loading…
  • Meu IP

  • IPv4 e IPv6 no mundo

  • Assinar blog por e-mail

    Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

  • Recursos Online

  • Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.