Diferença entre filas de pacotes no mikrotik | AcessoWi-Fi

Diferença entre filas de pacotes no mikrotik

Download PDF

Olá amigos, vi que muitos estão com dúvidas sobre qual a melhor fila de pacotes a ser usado em seu servidor mikrotik. Dessa forma, encontrei no forum Under-Linux um tópico explicando sobre a diferença entre os tipos de fila:

 

De forma simples:

HTB
HTB (Hierarchical Token Bucket) [Marca hierárquica de grande quantidade] é uma disciplina de enfileiramento que é útil para aplicar diferentes manuseios para diferentes tipos de tráfego. As filas que você adicionou em /queue simple e /queue tree estão vinculados a HTB principal.

SQF
Stochastic Fairness Queuing (SFQ) equaliza os fluxos de tráfego (sessões TCP ou streams UDP) quando o link estiver completamente cheio.
Utilize SFQ para links congestionados para assegurar que as conexões não escasseiem. SFQ é especialmente benéfico em links wireless 

PCQ
Para resolver algumas imperfeições SFQ, o Per Connection Queuing [Fila por Conexão](PCQ) foi criado. PCQ (Per Connection Queue) é uma fila que pode ser usada para uniformizar dinamicamente ou moldar o tráfego para vários usuários, usando pouca administração. É possível dividir os cenários PCQ em três grandes grupos: Igualdade de largura de banda para um determinado número de usuários; Alguma largura de banda distribuída com igualdade entre os usuários; Largura de banda desconhecida distribuída com igualdade entre os usuários.
Usado para diversas situações, como compartilhamento melhorado de banda entre hosts, entre outras coisas.

PFIFO / BFIFO
Estas disciplinas de queuing são baseadas no algoritmo FIFO (First-In First-Out)[primeiro que chega é o primeiro que sai]. A diferença entre PFIFO and BFIFO é que um é medido em pacotes e o outro em bytes.
Utilize as disciplinas de queuing FIFO se você tiver um link não-congestionado

RED
Random Early Detection [Detecção Prematura Aleatória] (também conhecido como Descarte Prematuro Aleatório que é como ele realmente funciona) é um mecanismo de queuing que tenta evitar o congestionamento de rede ao controlar o tamanho médio de queue (fila).
Utilizado em links congestionados com altas taxas de dados, assim como nas rápidas e do tipo TCP-friendly.

Lembrando que não deve ser aplicado disciplinas, a torta e a direita. Tudo deve ter um propósito e deve ser estudado caso a caso para que uma implantação tenha sucesso. Como sempre digo e MUITOS não gostam, cada caso é um caso, esse lance de copiar e colar é coisa de “zé ruela” e por incrível que pareça aqui tem vários “técnicos especialistas” copiando e colando as regras e soluções nos servidores de clientes, sem nem saber para que serve. Recomento você estudar o fluxo de pacotes no Mikrotik, pois isso irá facilitar todo o entendimento sobre como e onde aplicar diciplinas (e regras também).

 

Autor: Catvbrasil
Post Origina: https://under-linux.org/showthread.php?t=127558


  • Nosso blog te ajuda? Ajude-nos também!

    Se nosso blog tem lhe ajudado, ajude a manter o site no ar!

  • Meu IP

  • IPv4 e IPv6 no mundo

  • Assinar blog por e-mail

    Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

  • Recursos Online

  • Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.