Alimentação PoE | AcessoWi-Fi

Alimentação PoE

Download PDF

Olá amigos!

Não me contive a manter o recesso de fim de ano e resolvi postar este artigo simples e direto. Tenho visto em diversos grupos no Facebook que há empresas diversas fabricando fontes PoE. Mas o que é alimentação PoE?

PoE é a abreviação de Power Over Ethernet ou na tradução livre: alimentação pelo cabo de rede.

O princípio do PoE é muito simples, ele usa um ou os dois pares não usados no cabo de rede para enviar a alimentação ao equipamento.

Venho notando que muita gente está saindo da linha de redes wireless e passando a redes cabeadas FTTH (opticas) e UTP (por cabo de rede).

Lógico que não vou detalhar o funcionamento completo de cada uma delas mas a ideia é simples, levar através de fibra optica o sinal até racks aéreos onde estarão os controladores de carga, deles a saida para rede cabeada UTP.

Até ai sem nenhum problema certo? sim e não seria a resposta…

Sem problemas pois o sinal optico não perde potência em distâncias longas (dependendo do equipamento usado claro!) e problemas quanto a rede UTP. Porque problema na rede UTP? Simples! A cada 100 metros de cabo UTP você precisará de um switcher para retransmitir o sinal.

Ai você me diz… ” Ah! Achei que houvesse problema nisso!” … Então… há sim um problema, a alimentação desses switchers ao longo do caminho…

Muitas empresas estão oferecendo uma solução que em alguns casos custam em torno de 180 a 300 reais porém você mesmo pode montar uma fonte de alimentação de alta voltagem DC e usar no PoE!

“Tá Julio, mas se eu jogar alta tensão no meu equipamento ele vai fritar!”

Se você ligar diretamente o PoE sim, vai queimar, mas se você ligar através de um esquema onde você pegue o PoE e saia para a fonte de alimentação do seu equipamento, acabam-se os problemas !

O grande problema do PoE é a perda de tensão que o cabo exerce, por isso usar tensões na faixa de 160vdc depois passar pela fonte do equipamento e ter a tensão normal de operação sem perdas.

O projeto é simples! Basta conhecer um pouco de eletrônica e boa vontade. Você vai precisar de 4 diodos 6A10, 4 capacitores cerâmicos de 0.1pf x 300v ou mais, 1 capacitor eletrolítico de 4700uf x 400v ou maior, um fuzível de  10A com suporte, um varistor para 150v 10A.

Sabendo os componentes, é simples saber como montar;  o que será feito é um retificador com filtro de ripple usando os 4 diodos (para retificar onda completa) e os 4 capacitores de cerâmica(para filtrar na retificação). Depois disso passa pelo Capacitor Eletrolítico para subir a tensão e estabilizar. Na entrada, vai o varistor e o fuzivel de proteção. Recomendo usar um fuzivel também na saída para proteger o circuito.

vou disponibilizar uma imagem de um projeto feito em 5 minutos por mim sem os fuziveis e varistor.

fonteAC-DC-AVEspero que com essa ideia de como funciona você possa montar sua estrutura de rede a um valor mais barato sem perder a qualidade.

 


  • Nosso blog te ajuda? Ajude-nos também!

    Se nosso blog tem lhe ajudado, ajude a manter o site no ar!

  • Meu IP

  • IPv4 e IPv6 no mundo

  • Assinar blog por e-mail

    Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

  • Recursos Online

  • Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.